Fundação da Motorola
A Motorola, fundada em 1928 pelos irmãos Paul e Joseph Galvin, possuía o nome de Galvin Manufacturing Corporation. A empresa, que tinha perfil mais familiar e com poucos funcionários, teve como primeiro produto um eliminador de pilhas, possibilitando que rádios funcionassem de forma independente de baterias, ou seja, ligados à tomada.
O primeiro sucesso da marca chegou com o lançamento de um rádio para carros, que acabou inspirando o nome Motorola.
Primeiro celular Motorola
Em 1973, a empresa passou a focar esforços na comunicação móvel, lançando o primeiro celular Motorola, denominado DynaTEC. No início dos anos 2000, com a popularização deste tipo de tecnologia, a corporação passou a se especializar e lançar os modelos mais celebrados do mercado.
Motorola Mobility e Motorola Solutions
Em 2011, a empresa se separou e deu origem a duas iniciativas com focos diferentes, sendo uma delas centrada em dispositivos móveis, tablets e televisões (Motorola Mobility); e a outra em infraestrutura de redes sem fio (Motorola Solutions). Em agosto do mesmo ano, a Google anunciou a compra da Motorola Mobility, que acabou sendo vendida novamente em 2014, dessa vez para a Lenovo.
No comando da Google, novos aparelhos, como o Moto X e o Moto G, surgiram no mercado. Já sob a liderança da Lenovo, surgiram o Moto Z e seus derivados. Antes destas gestões, a Motorola conseguiu lançar o sétimo celular mais vendido da história, Motorola RAZR V3.
Atualmente, a empresa continua no ramo de smartphones e, historicamente, teve grande papel na construção da comunicação móvel como conhecemos hoje, inclusive apostando em reboots de aparelhos que ganharam o público, como é o caso do novo Motorola RAZR.