Moto Secure: sistema de segurança gratuito da Motorola ganha mais proteções

1 min de leitura
Imagem de: Moto Secure: sistema de segurança gratuito da Motorola ganha mais proteções

Disponível gratuitamente para celulares da Motorola, o pacote de segurança Moto Secure está recebendo atualizações neste final de ano, que podem ajudar a recuperar mais facilmente um dispositivo perdido, furtado ou roubado. As novidades chegam primeiro aos aparelhos com Android 15.

Lançada em 2023 nos smartphones da marca, a solução baseada na plataforma ThinkShield oferece funções como a detecção de phishing otimizada com IA, alertando sobre sites potencialmente perigosos. Já a Pasta Segura permite esconder e proteger apps sensíveis com senhas específicas, evitando acessos de terceiros.

O Moto Secure tem algumas ferramentas exclusivas para celulares com Android 14 e 15. (Imagem: Motorola/Divulgação)
O Moto Secure tem algumas ferramentas exclusivas para celulares com Android 14 e 15. (Imagem: Motorola/Divulgação)

O bloqueio automático em caso de furto ou roubo é outra ferramenta incluída no pacote, travando o celular quando ele se afasta de locais pré-definidos pelo usuário ou se desconecta de dispositivos confiáveis. Nos modelos com a versão mais recente do Android, o recurso adicionou a autenticação de dois fatores para o desbloqueio do aparelho.

Mesmo que o ladrão consiga a senha, o smartphone será bloqueado ao se afastar de aparelhos confiáveis e exigirá um segundo código, diferente do primeiro, ou autenticação biométrica ou facial para o desbloqueio. Outra novidade é a detecção de malware por IA, protegendo o celular Motorola de diferentes ameaças virtuais.

Proteção contra roubo aprimorada

Nos modelos com Android 15, a proteção contra roubo recebeu melhorias como o bloqueio de movimento, acionado se o dispositivo detectar movimentos de agarrar e correr, e o bloqueio de autenticação com falha, que trava o celular após cinco tentativa de login com erro. A proteção contra redefinição de fábrica é outro destaque, exigindo PIN ou biometria para resetar o smartphone.

A solução traz, ainda, a exigência de autenticação para modificar configurações críticas, bloqueio automático se o dispositivo ficar mais de 15 minutos desconectado da rede Find My Device e bloqueio rápido remoto com a inserção do número do telefone. Nos celulares com 5G há o e-SIM, que mantém o aparelho conectado para bloqueio ou limpeza remotamente.

Os aprimoramentos estão disponíveis, inicialmente, em modelos como Edge 50 Ultra e Edge 50 Fusion. Segundo a Motorola, as novidades serão expandidas gradualmente para mais celulares compatíveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.