Conhecido como “magnata da energia verde”, o empresário britânico Dale Vince revelou nesta semana seus planos para criar a primeira companhia aérea elétrica do Reino Unido, a Ecojet. De olho na redução de carbono das indústrias poluentes, a nova empresa pretende reciclar aeronaves convencionais, adaptando-as posteriormente com motores a hidrogênio.
Para viabilizar o seu projeto, Vince, que também é fundador e dono da empresa de energia renovável Ecotricity, estabeleceu uma parceria com um piloto experiente chamado Brent Smity, além de contratar vários especialistas em aviação. O lançamento da Ecojet está previsto para o início de 2025, com um avião de 19 lugares em uma rota entre as cidades de Edimburgo e Southampton.
A ideia é começar a operar o mais rápido possível, por enquanto com aeronaves convencionais a querosene, até que a Autoridade de Aviação Civil britânica aprove os novos motores elétricos a hidrogênio. Embora essa estratégia “pareça uma contradição”, afirmou Vince ao The Guardian no domingo (16), "a reciclagem de aviões existentes e a adaptação deles" visa manter o ímpeto do projeto, segundo o empresário.
Como irá funcionar a Ecojet?
A Ecojet irá começar suas operações com um turboélice de 19 lugares.Fonte: Ecotricity
De acordo com Vince, além do turboélice DHC-6 Twin Otters, que embarca até 19 passageiros, a Ecojet pretende também utilizar o Havilland Dash 8-400, para 40 ocupantes. O projeto também inclui voos para a Europa continental e outros lugares do mundo. Na entrevista, o empresário afirmou que, assim que estiverem disponíveis, os motores serão substituídos por hidrogênio produzido com energia renovável.
Em um comunicado à imprensa, a Ecotricity explicou que "uma vez convertido, o avião operará com a mesma potência de antes, mas com uma redução de cem por cento nas emissões de CO2". A água resultante como subproduto do processo será captada e liberada em altitudes mais baixas.
Mas a redução do impacto ambiental não se limita aos motores. Durante os voos, a Ecojet promete servir somente refeições de bordo à base de vegetais, não utilizar embalagens de plástico descartável e determinar que seus empregados usem somente uniformes ecológicos.
Qual é o futuro da aviação sustentável?
Os aviões movidos a hidrogênio e eletricidade não emitem gases de efeito estufa.Fonte: GettyImages
A indústria da aviação trabalha, atualmente, com diversas opções para descarbonizar o setor. Além de voos totalmente elétricos, pesquisa-se o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF na sigla em inglês), produzido pelo hidrotratamento de óleos vegetais.
Os voos elétricos, como os pretendidos pela Ecojet, já estão em desenvolvimento por diversas startups e empresas, como a tradicional fabricante de motores Rolls-Royce, também no Reino Unido e uma empresa de fretamento aéreo da Austrália.
Vince, que não anda de avião para proteger o meio ambiente, diz que passará a fazê-lo quando sua companhia aérea começar a voar. "Quero provar que dá para fazer e que vale a pena", conclui.
E você, acredita que a ideia do britânico vai dar certo em 2025? Para mais conteúdos sobre mobilidade elétrica, continue de olho aqui no TecMundo. Até mais!
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