A Mobileye, subsidiária da Intel especializada em sistemas avançados de assistência ao motorista, planeja lançar uma frota de ônibus elétricos e autônomos nos Estados Unidos, em 2024. A novidade foi revelada nesta segunda-feira (14).
O projeto conta com a participação das empresas Benteler EV Systems, que ficará responsável pela construção do veículo, e Beep, escalada para cuidar da operação. Já a companhia sediada em Israel, atualmente pertencente à gigante dos processadores, entra com o software de direção autônoma.
Executivos ligados ao negócio disseram à Reuters que os ônibus autônomos não terão volante nem pedais, pois não dependem da intervenção humana. Eles informaram ainda que a Mobileye vai provar aos reguladores americanos a segurança do sistema, “melhor que um motorista humano”, segundo o porta-voz da companhia Johann Jungwirth.
Conceito de ônibus elétrico e autônomo que será desenvolvido pelas empresas parceiras.Fonte: Benteler/Divulgação
Cada um dos ônibus sem motorista apresentará capacidade para transportar de 12 a 14 passageiros sentados. Conforme o representante da Beep Hinrich Woebcken, os inovadores veículos vão operar em áreas predeterminadas, nas quais a velocidade estará limitada a aproximadamente 56 km/h.
Solução para vários problemas
O sistema de transporte de passageiros em ônibus autônomos da Mobileye pode ajudar a resolver uma série de problemas, de acordo com as empresas envolvidas no projeto. Emissão de poluentes, congestionamentos, custos elevados com condutores e a escassez de motoristas são alguns deles.
No primeiro ano de funcionamento do sistema, o grupo pretende ter algumas centenas de veículos elétricos sem motoristas trafegando pelas ruas e estradas americanas. O objetivo é aumentar a quantidade para algo entre 10 mil e 15 mil unidades em todo o mundo, na sequência.
Antes disso, a subsidiária da Intel planeja lançar um serviço de robotaxis em Israel e na Alemanha, até o final de 2022, mas depende de aprovação das autoridades locais. A empresa também trabalha para disponibilizar veículos de entrega autônomos nos EUA, em 2023.
Categorias