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Ciência

5 invenções da engenharia moderna que obviamente seriam um desastre

Sabe aquele momento em que você olha para uma invenção e diz “Não tem como dar certo”? Conheça algumas em que você teria muita razão!

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

schedule10/08/2015, às 10:16

5 invenções da engenharia moderna que obviamente seriam um desastreFonte: Wikimedia Commons

Imagem de 5 invenções da engenharia moderna que obviamente seriam um desastre no tecmundo

A tecnologia é repleta de equipamentos maravilhosos, não é mesmo? Mas é claro que para chegar nesses resultados, engenheiros de todas as partes do mundo já erraram muito — e erraram feio. Nem tudo o que surge no mercado consegue convencer e conquistar os consumidores, sendo que em muitas ocasiões, os produtos não deveriam nem ao menos ser produzidos.

É verdade... Você certamente já se deparou com algumas ideias que fizeram você pensar: “Não tem como isso dar certo!”. Pois há momentos em que isso acontece, mas as pessoas não desistem. E aí surgem os desastres da engenharia, que são tão óbvios que não é possível que alguém realmente tenha acreditado que daria certo. Ficou curioso? Então confira uma seleção com alguns desses desastres, agora mesmo!

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1. Reliant Robin

Carros de três rodas não apareceram apenas uma vez na história da tecnologia moderna, mas é certo que poucos tiveram tanto fracasso quanto o Robin, fabricado pela Reliant. O modelo poderia chegar aos 25 quilômetros com apenas um litro de combustível e pesava pouco mais de 500 kg, mas apresentava um pequeno problema de estabilidade. Com apenas uma roda na frente, era muito fácil fazer ele capotar.

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2. Caproni Ca.60

A ideia original da Caproni era fazer com que o hidroavião Ca.60 fosse capaz de cruzar o Atlântico com cerca de 100 passageiros. Mas basta olhar para a fotografia do modelo e perceber que não existe condição de fazer com que ele voe do modo que os projetistas esperavam.

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Realizou apenas um voo em toda a história, chegando aos 60 pés e perdendo a estabilidade. A aeronave caiu em um lago e o acidente tirou a vida do piloto e do copiloto — únicos que estavam a bordo. A Caproni ainda tentou recuperar o avião depois do acidente, mas um incêndio destruiu tudo o que havia dele.

3. Mazda Roadpacer AP

Na metade da década de 1970, o mundo passava por uma grande crise de combustíveis — que elevou o preço da gasolina em todo o planeta e fez com que muitos carros ficassem parados nas garagens. Na mesma época, a Mazda decidiu criar o Roadpacer AP, um dos primeiros sedans de luxo para o mercado japonês.

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Aí começaram os erros. Com uma estrutura pesada, o veículo tinha quase 1,5 tonelada e usava um motor Rotary com 1.300 cilindradas, que chegava aos 6.000 RPM. O resultado foi um veículo que fazia pouco mais de 3 quilômetros por litro de combustível. Nada bom para a época.

4. Oldsmobile Diesel

Poucos anos após o desastre da Mazda, a Oldsmobile decidiu investir em um novo motor para ajudar os consumidores que estavam sofrendo com a crise dos combustíveis. Para isso, investiu na produção de um motor que poderia ser abastecido com diesel.

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Parece uma boa ideia? Seria, se a fabricante não tivesse mudado apenas a compressão do motor. Sem preocupações com alterações ou adaptações de peças para o novo combustível, o sistema viu sua ruína com uma enorme quantidade de motores fundindo e tendo problemas de aquecimento e travamento.

5. Citicorp Center

O representante da construção civil nessa lista foi escolhido graças aos ventos. Como assim? Os projetistas pensaram nas formas de compensar os ventos leste, oeste norte e sul, mas não levaram em consideração as forças que vinham de noroeste, sudoeste, nordeste ou sudestes. Ou seja: o Citicorp Center poderia sofrer com instabilidades perigosas. Várias reformas foram necessárias para que a construção se mantivesse segura.

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