Joe Rogan, apresentador do podcast The Joe Rogan Experience no Spotify, afirmou em um programa recente que mesmo após episódios de desinformação sobre vacinas e uso de uma expressão racista, ganhou seguidores. "Durante o auge de tudo isso, ganhei 2 milhões de assinantes", disse ele.
Grande parte da repercussão se deu após a polêmica com o músico Neil Young, que deu um ultimato ao Spotify: se o podcast de Rogan não fosse retirado do ar, o músico excluiria suas canções da plataforma. O Spotify então removeu as músicas de Young, o que causou diversas reações — incluindo uma homenagem do Apple Music ao artista.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A polêmica, entretanto, não envolveu somente Rogan; diversos usuários do Spotify protestaram a respeito da decisão de manter o podcast e acusaram a plataforma de promover informações falsas.
Em janeiro, poucos dias após remover o conteúdo de Neil Young da plataforma, o Spotify anunciou regras para controlar a desinformação. Na época, segundo a empresa, Rogan não havia atingido o máximo de infrações para ter os episódios removidos.
Fontes