Nos últimos dias, a notícia de que a Netflix vai deixar de funcionar em algumas TVs da Samsung a partir de dezembro pegou muita gente de surpresa. Agora, a companhia deu maiores detalhes a respeito do encerramento do suporte ao seu aplicativo em televisores mais antigos e também em alguns modelos de box TV.
Em contato com o Gizmodo, um porta-voz do serviço de streaming revelou que o problema está no Windows Media DRM, um serviço de gerenciamento de direitos digitais instalado em determinadas versões de TVs da marca sul-coreana comercializadas entre 2010 e 2011, que já foi substituído pelo Microsoft PlayReady.
Como a Netflix utiliza o PlayReady desde 2010, por ser mais fácil obter conteúdos dos estúdios de cinema e demais fornecedores neste formato, segundo o funcionário da empresa, ela irá bloquear o acesso nos modelos que não podem ser atualizados para a tecnologia a partir do próximo dia 1º de dezembro.
Ainda de acordo com a publicação, alguns modelos de box TV da Roku também deixarão de ter suporte ao aplicativo da Netflix, devido ao mesmo problema, assim como smart TVs da Vizio mais antigas.
Modelos afetados não foram vendidos no Brasil
As TVs da Samung que deixarão de transmitir a Netflix foram comercializadas apenas nos Estados Unidos e no Canadá, de acordo com a própria fabricante. Desta forma, os brasileiros não precisam se preocupar com o problema, a não ser aqueles que tenham um modelo importado da marca, produzido entre 2010 e 2011 (neste caso, é preciso verificar se ele está entre os restringidos).
De qualquer maneira, a plataforma de vídeos ainda pode ser acessada nos modelos atingidos pela restrição com a utilização de players de streaming (Google Chromecast e Amazon Fire TV Stick, por exemplo) ou de aparelhos de box TV.
Fontes