O engenheiro espacial Rudiger Koch estabeleceu um novo recorde mundial ao passar 120 dias vivendo embaixo d’água sem despressurização, em uma cápsula submersa no Mar do Caribe, próximo à costa do Panamá. O feito foi reconhecido pelo Guinness World Records na sexta-feira (24).
Com 30 m² de área e submersa a 11 m de profundidade, a cápsula que funcionou como casa para o aventureiro alemão durante quatro meses oferecia acesso à água doce, eletricidade, computador com internet, TV e até uma bicicleta ergométrica para ele se exercitar, além de cama e banheiro. Só não havia chuveiro por lá.
Nossos vídeos em destaque
Desenvolvida pela Ocean Builders, empresa cofundada pelo agora recordista mundial, a cápsula estava ligada a uma estrutura na superfície através de uma escada em espiral, por meio da qual eram enviados suprimentos para o habitante do fundo do mar. Ela também servia de passagem para visitantes, incluindo familiares e um médico.
Havia, ainda, quatro câmeras que gravaram Koch durante os 120 dias vivendo embaixo d’água, garantindo que ele não fosse à superfície até o final do período. O local também contava com dispositivos para monitorar a saúde física e mental do participante do desafio.
Ambiente propício para a expansão humana
A aventura do engenheiro espacial alemão que passou 120 dias embaixo d’água objetivava mostrar que os oceanos podem ser habitats viáveis para a expansão humana. Ao sair da cápsula, ele comentou ter gostado do tempo vivido em um ambiente totalmente diferente e aprovou o projeto.
“É lindo quando as coisas se acalmam, escurece e o mar está brilhando. É impossível descrever, você tem que vivenciar isso por si mesmo”, disse Koch em entrevista à AFP. De volta à superfície, o entusiasta da exploração sustentável dos mares comemorou bebendo champanhe, fumando charuto e dando um mergulho.
O recorde mundial de maior tempo vivendo embaixo d’água sem sofrer os efeitos da despressurização pertencia, anteriormente, a Joseph Dituri. Segundo o Guinness, ele passou 100 dias em um abrigo subaquático instalado no interior de uma lagoa na Flórida, nos Estados Unidos.
)
)
)
)
)
)
)