O Polo Norte é uma região da Terra frequentemente lembrada durante o período de fim de ano, afinal, é considerada a casa de um dos maiores símbolos do Natal: o Papai Noel. Mas parece que a casa do bom velhinho não será mais a mesma — pelo menos para os sistemas de GPS. Especialistas anunciaram que o Polo Norte magnético está oficialmente mudando.
De acordo com um comunicado do Serviço Geológico Britânico (BGS), em parceria com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), apesar da mudança no Polo Norte magnético, o Polo Norte geográfico permanece no mesmo lugar. Isso significa que nenhuma mudança física ocorrerá na Terra, apenas nos sistemas de localização.
A cada cinco anos, o BGS e o NOAA se reúnem para atualizar o Modelo Magnético Mundial (WMM) e, dessa vez, eles notaram a mudança. Inclusive, o Polo Norte magnético já mudou diversas vezes ao longo da história da Terra.
Isso ocorre devido às mudanças naturais no movimento do níquel e ferro líquido no núcleo externo do planeta, o que causa alterações no campo magnético e nos polos terrestres.
“O WMM é o modelo padrão usado pelos governos do Reino Unido e dos Estados Unidos, incluindo a Administração Federal de Aviação dos EUA e o Departamento de Defesa dos EUA, bem como organizações com competência internacional, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a Organização Hidrográfica Internacional e o UK Hydrographic Office”, o BGS descreve em comunicado.
Polo Norte magnético
Segundo o BGS, o norte magnético está apresentando um comportamento nunca observado. Os especialistas sugerem que, nos últimos 20 anos, ocorreram mudanças repentinas que aumentaram e reduziram a velocidade dessa movimentação de 50 quilômetros por ano para aproximadamente 35 quilômetros.
A equipe sugere que duas regiões magnéticas gigantes, sob o Canadá e sob a Sibéria, estão causando essa mudança. Trata-se da maior desaceleração já observada.
A atualização do WMM permitirá uma localização mais precisa em diversos dispositivos, desde serviços de GPS em celulares até submarinos nucleares. Por exemplo, se o mapa antigo fosse utilizado para viajar em uma linha reta da África do Sul para o Reino Unido, você acabaria cerca de 150 quilômetros fora do trajeto real.
“Além do WMM2025, a atualização de 2025 apresenta o primeiro WMM High-Resolution 2025, que inclui resolução espacial aprimorada de aproximadamente 300 km no equador em comparação com a resolução espacial padrão de 3.300 km no equador. Uma resolução mais alta fornece maior precisão direcional por meio de precisão aprimorada nos dados”, o Serviço Geológico Britânico, acrescenta.
Mantenha-se atualizado sobre ciências da Terra aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender, porque o planeta Terra tem polos magnéticos. Até a próxima!
Fontes