No TecMundo, você acompanha semanalmente os recentes estudos e descobertas astronômicos. Nós e a equipe do #AstroMiniBR, selecionamos as notícias mais relevantes e curiosas para que você sempre fique bem informado com as últimas novidades e mistérios sobre o cosmo. Confira a baixo!
1. A sonda Voyager 1 se comunica com a Terra
Após problemas recentes de comunicação, a espaçonave Voyager 1 da NASA recorreu ao uso de um transmissor de rádio reserva que estava inativo desde 1981. A exploradora interestelar passou por uma breve pausa nas comunicações após se colocar em um estado de proteção para conservar energia.
Isso foi desencadeado por um comando enviado no último dia 16 do mês passado pela Deep Space Network (DSN) da NASA — uma matriz global de antenas de rádio gigantes — instruindo a espaçonave a ligar um de seus aquecedores.
Representação da Voyager 1 em sua passagem por Saturno.Fonte: Getty Images
A equipe de voo da missão percebeu pela primeira vez que havia um problema com a Voyager 1 no dia 18 de outubro, quando a espaçonave não respondeu a esse comando. Eles descobriram mais tarde que a espaçonave havia desligado seu transmissor de rádio primário de banda X e, em vez disso, mudou para seu transmissor de rádio secundário de banda S, que usa menos energia, de acordo com uma declaração da NASA.
A Voyager 1, lançada em 1977, está a mais de 24 bilhões de quilômetros da Terra e é a única sonda, com a Voyager 2, a ter alcançado o espaço interestelar, continuando a enviar dados sobre essa região inexplorada.
2. Uma foto do Sol todos os dias
O vídeo em time-laspe que você vê abaixo apresenta um analema, a curva que representa a posição do Sol no céu ao longo do ano, registrada sempre no mesmo horário e lugar. Essa figura em forma de “oito” aparece devido à combinação da inclinação do eixo terrestre e da órbita elíptica do planeta ao redor do Sol. Esses dois fatores causam variações na altura e posição do Sol, que podem ser registradas em intervalos regulares para criar o analema.
Para observar o analema, é necessário fotografar o Sol em uma sequência ao longo do ano. O ponto mais alto do analema corresponde ao solstício de verão, enquanto o mais baixo marca o solstício de inverno.
Já os pontos de interseção do oito ocorrem perto dos equinócios, quando o Sol está sobre o equador celeste. Esse tipo de registro ajuda a entender melhor a relação entre a Terra e o Sol e o movimento anual aparente deste último no céu.
3. Astronautas chineses retornam à Terra
Os astronautas da missão chinesa Shenzhou 18 retornaram à Terra em 3 de novembro de 2024 após uma missão de seis meses na estação espacial chinesa, Tiangong.
Durante a estadia, os três tripulantes, liderados pelo comandante Ye Guangfu, conduziram estudos científicos, incluindo experimentos com micróbios antigos, e completaram duas caminhadas espaciais, onde instalaram escudos protetores contra detritos espaciais.
Tiangong, estação espacial chinesa em órbita da Terra.Fonte: Getty Images
A Shenzhou 18 pousou com segurança na Mongólia Interior, na área de Dongfeng, onde os astronautas foram recebidos por equipes com equipamentos especiais para monitoramento pós-voo. Antes de retornar, Ye Guangfu passou oficialmente o comando da estação para a tripulação da missão Shenzhou 19, garantindo a continuidade das operações a bordo da Tiangong.
- Saiba também: China adianta base na Lua para competir com EUA
A estação espacial chinesa encontra-se em uma órbita baixa da Terra, a uma altitude entre 340 e 450 quilômetros, aproximadamente a mesma altura orbital da Estação Espacial Internacional (ISS).
Fique sempre atualizado com as curiosidades da astronomia aqui no TecMundo! Se você gostou da #AstroMiniBR de hoje, compartilhe a matéria em suas redes sociais e até a próxima segunda-feira!
Categorias