Como funciona o sistema de financiamento de energia solar?

Por Bianca Seabra de Freitas Barbosa

07/09/2024 - 10:004 min de leitura

Como funciona o sistema de financiamento de energia solar?

Fonte : GettyImages

A busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis está em alta a cada dia mais, principalmente quando há aumento nas tarifas de energia elétrica. A energia solar surge como uma boa solução, mas o investimento inicial pode ser desafiador!

Para superar essa barreira, o financiamento de energia solar permite que você instale todo o sistema necessário pagando em parcelas que cabem no seu orçamento doméstico ou empresarial.

Assim, você pode começar a gerar sua própria energia e ver a economia na conta de luz desde o primeiro mês.

Quer saber como o financiamento de energia solar pode funcionar para o seu caso? Contaremos todos os detalhes a seguir. Confira!

Como é feito o financiamento para energia solar?

O financiamento para energia solar é um processo que facilita a aquisição de painéis solares, equipamentos e a instalação completa do sistema fotovoltaico, sem a necessidade de reformas no imóvel.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem contratar esse tipo de financiamento. Geralmente, as etapas a serem cumpridas são:

  1. Contato inicial com a empresa de energia solar;
  2. Visita técnica e elaboração do projeto;
  3. Análise de crédito;
  4. Aprovação do financiamento;
  5. Instalação do sistema fotovoltaico;
  6. Emissão da nota fiscal;
  7. Parcelamento do saldo;
  8. Conclusão do processo.
Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de residências com energia solar em abril 2024.
Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de residências com energia solar em abril 2024.

O primeiro passo é entrar em contato com uma empresa especializada em energia solar para solicitar um orçamento.

Os técnicos da empresa realizarão uma visita técnica ao local e desenvolverão o projeto de instalação personalizado para atender às suas necessidades.

Uma vez aprovado o orçamento, o próximo passo é a análise de crédito, que é rápida, descomplicada e, a depender da instituição financeira, pode financiar 100% do projeto.

"Em menos de 30 dias temos todos os trâmites aprovados e o dinheiro liberado para fazer o sistema de energia solar", explica Imaan Tarbine, engenheira eletricista e sócia da Capta Solar Engenharia, empresa especializada em sistema fotovoltaico.

O processo completo, desde a aprovação do financiamento até a instalação do sistema, geralmente leva cerca de 60 dias. Segundo Tarbine, a instalação em residências pode ser concluída em apenas dois dias, enquanto projetos comerciais e industriais podem demandar mais tempo, dependendo da complexidade.

Quanto fica um financiamento de energia solar?

O custo de um financiamento de energia solar pode variar bastante, pois depende do tamanho do projeto e das condições de crédito escolhido.

Em algumas linhas de crédito, é possível financiar até 100% do valor do projeto, e o pagamento da primeira parcela pode ser adiado em até 120 dias após a instalação (período de carência), permitindo que você já comece a economizar antes mesmo de pagar pelo sistema.

O prazo para quitar o financiamento também é flexível, podendo se estender por até 96 meses (8 anos), o que facilita o planejamento financeiro. No entanto, é importante ter em mente que ter restrições no nome pode reduzir as chances de aprovação do crédito.

Outro fator a ser considerado é a parcela do financiamento não ultrapassar 30% da renda mensal do solicitante para que o financiamento seja viável e vantajoso a longo prazo.

Qual banco financia energia solar?

Os consumidores encontram diversas opções no mercado ao optar por financiar um sistema de energia solar. Hoje, muitos bancos tradicionais, cooperativas de crédito e financiadoras especializadas em energia solar oferecem linhas específicas para esse tipo de investimento.

O processo de aprovação segue os mesmos critérios de outros financiamentos, como a análise de renda mensal, histórico de crédito e garantias. No entanto, uma vantagem significativa é que as taxas de juros para financiamento de energia solar costumam ser mais baixas (menores que 2% ao mês), justamente por se tratar de um investimento em sustentabilidade.

São Paulo é o estado com mais residências atendidas pela geração solar própria.
São Paulo é o estado com mais residências atendidas pela geração solar própria.

Para produtores rurais, há linhas de crédito que, apesar de não serem exclusivamente destinadas à energia solar, são extremamente vantajosas devido às condições especiais, como as oferecidas pelo Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural).

Essa diversidade de opções permite que, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, encontrem uma solução adequada para financiar a instalação de sistemas fotovoltaicos, garantindo economia e sustentabilidade a longo prazo.

Alguns exemplos de instituições com linhas de crédito para financiamento de energia solar são:

  • Sicoob;
  • Sicredi;
  • Unicred;
  • Caixa Econômica Federal: SBPE e Crédito Pessoal CAIXA Energia Renovável;
  • Banco do Brasil: linhas de crédito BB Crédito Energia Renovável, Proger Turismo e FCO Empresarial;
  • Banco Santander: Energia Santander;
  • Banco Bradesco: Leasing Ambiental e CDC Energia Fotovoltaica;
  • Banco do Nordeste: FNE Verde e FNE Sol;
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: Cartão BNDES e BNDES Finame Baixo Carbono;
  • Banco BV: Meu Financiamento Solar BV;
  • GoiásFomento: Crédito Produtivo Energia Solar;
  • CredCrea: Programa Credcrea Solar.

Como financiar energia solar pelo governo?

Há diversas iniciativas públicas promovidas pelo governo federal e de alguns estados brasileiros que visam estimular o uso de energia solar no Brasil.

Linhas de crédito que utilizam recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Programa Energia Limpa no Minha Casa, Minha Vida são exemplos de propostas públicas que podem atender pessoas físicas e jurídicas.

É vantagem financiar energia solar?

O financiamento de energia solar pode ser uma excelente alternativa para quem deseja adotar essa fonte renovável e sustentável sem precisar desembolsar o valor total à vista. O investimento ainda pode valorizar o imóvel e gerar uma economia expressiva!

Ao longo do tempo, os custos com a instalação podem ser pagos pela própria economia gerada, que pode chegar a até 90% na conta de luz. Ou seja, o financiamento será quitado com o dinheiro que seria destinado ao pagamento das contas de energia.

Embora o retorno do investimento seja mais rápido quando o sistema é adquirido à vista, o financiamento permite que as parcelas sejam compensadas pela economia na conta de luz.

Após o término das parcelas, você continuará economizando com o sistema de energia solar por muitos anos, visto que a vida útil dos equipamentos é de 25 anos.

O financiamento de energia solar atende projetos residenciais e industriais de diversos setores.
O financiamento de energia solar atende projetos residenciais e industriais de diversos setores.

A engenheira Imaan ressalta que o autoconsumo remoto é outra vantagem, pois o excedente de energia gerado em um local pode ser utilizado para abater a conta de luz em outro imóvel, desde que estejam na mesma titularidade e concessionária.

Para quem está pensando em financiar um projeto de energia solar, algumas dicas podem fazer toda a diferença.

Primeiro, escolha uma empresa confiável e especializada em sistemas fotovoltaicos para garantir um projeto que realmente atenda às suas necessidades e entregue a energia prometida.

Antes de fechar o contrato de financiamento, faça simulações com diferentes instituições financeiras para garantir a melhor taxa de juros e parcelas que caibam no seu orçamento, idealmente equivalentes ao valor economizado na conta de luz.

Essas medidas ajudam a tornar o investimento mais seguro e vantajoso! Saiba mais sobre energia solar aqui no TecMundo. Leia a seguir: Como funciona o imposto sobre a energia solar? Até a próxima!


Por Bianca Seabra de Freitas Barbosa

Especialista em Especialista

Comunicar é minha paixão e meu desafio diário! Atuo como redatora SEO e amo criar conteúdo para web sobre tecnologia, entretenimento, cultura e temas do universo feminino.


Veja também