Recentemente, um comitê que inclui aproximadamente 20 cientistas e acadêmicos realizou uma votação para declarar que a humanidade ainda não está passando pelo Antropoceno. Enquanto o período Triássico é considerado uma época em que os dinossauros reinaram na Terra, o Antropoceno representa a transformação do planeta a partir das ações causadas pela sociedade humana no meio ambiente.
De acordo com um anúncio interno dos resultados da votação observado pelo jornal The New York Times, a maioria dos integrantes do grupo de pesquisadores votaram contra a ideia de que a humanidade já está vivendo no Antropoceno.
- Saiba também: O que é o Antropoceno Lunar?
Formado principalmente por geólogos, o grupo aponta que a sociedade está vivendo atualmente em um período chamado de Holoceno; a época geológica começou logo após a última Era do Gelo, há aproximadamente 11,7 mil anos. O que determinou o início do Holoceno foi o crescimento da população humana e a maneira que dominamos a agricultura.
A decisão vai contra o que outros cientistas acreditam sobre a Terra; alguns argumentam que o planeta entrou no Antropoceno durante a revolução industrial, quando as ações da humanidade sobre o meio ambiente começaram a aumentar significativamente.
"Os fenômenos associados ao Antropoceno incluem: um aumento de ordem de grandeza na erosão e no transporte de sedimentos associado à urbanização e à agricultura; perturbações antropogênicas acentuadas e abruptas dos ciclos de elementos como carbono, nitrogênio, fósforo e vários metais, juntamente com novas substâncias químicas compostos; mudanças ambientais geradas por essas perturbações", os pesquisadores descrevem.
Antropoceno ou Holoceno?
Nos últimos três séculos, a humanidade é responsável por diversas ações que causaram mudanças no meio ambiente, como as altas emissões dióxido de carbono (CO2). Ou seja, por conta do aquecimento global, do aumento do nível do mar, do degelamento em áreas extremamente geladas, entre outros fatores, alguns pesquisadores sugeriram que já entramos no Antropoceno. Mas a nova decisão aponta que nem todos concordam com essa ideia.
Os pesquisadores argumentam que o início de um novo período geológico é marcado por grandes distúrbios ambientais. Por exemplo, durante a transição do Pleistoceno para o Holoceno, quase um terço do planeta estava coberto por gelo na última era glacial.
Segundo alguns cientistas que pensam o contrário da nova decisão, o lago Crawford, no Canadá, marca o início do Antropoceno.Fonte: Whpq / Wikimedia Commons
Como isso ainda não ocorreu no atual momento da humanidade, eles acreditam que não há evidências suficientes para o início do Antropoceno. De qualquer forma, talvez não demore muito para os efeitos das ações dos seres humanos causarem um ponto crítico que marcará o começo do novo período geológico.
"Se há uma razão principal pela qual os geólogos rejeitaram esta proposta, é porque a sua data recente e a profundidade rasa são demasiado estreitas para abranger as evidências mais profundas das mudanças planetárias causadas pelo homem", disse o professor de Geografia e Sistemas Ambientais da Universidade de Maryland, Erle C. Ellis, em um texto publicado no site The Conversation.
Gostou do conteúdo? Fique sempre atualizado com os últimos estudos sobre a Terra aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender qual é a quantidade de vida que existiu e existirá na Terra.