Recentemente, o apresentador do podcast Radiolab, Latif Nasser, questionou sobre uma quasi-lua (quasi-moon em inglês) nomeada de 'Zoozve', quando ele a encontrou sendo mencionada em um pôster de astronomia de seu filho. Ela foi descrita como uma suposta lua de Vênus. Infelizmente, Nasser não conseguiu encontrar nenhuma informação no Google e a NASA não a mencionou em nenhum artigo ou publicação.
- Saiba mais: Por que não existem luas gasosas?
Após ligar para o ilustrador do pôster e para uma especialista sênior em comunicações da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), Liz Landau, o apresentador do podcast percebeu que se tratava de um erro de rotulagem realizado pelo artista da imagem. Na realidade, o quasi-satélite foi nomeado de 2002-VE68 e realmente se trata de um objeto próximo de Vênus.
Venus had a moon called Zoozve. Huh, I thought. Never heard of that. pic.twitter.com/3reaeMB5WQ
— Latif Nasser (@latifnasser) January 26, 2024
O que é uma quasi-lua?
Os especialistas na área explicam que uma quasi-lua é um objeto capturado pela gravidade de um planeta, orbitando-o de maneira que se assemelha a uma lua, como na Terra, mas não é verdadeiramente o mesmo tipo de estrutura cósmica. Ou seja, embora possua características semelhantes às de uma lua, não pode ser colocado na mesma categoria que um satélite natural como a ciência reconhece.
Uma quasi-lua possui algumas características semelhantes às de um satélite natural, mas não são objetos idênticos.Fonte: GettyImages
“Quando ele ligou para a NASA para perguntar sobre isso, eles nunca tinham ouvido falar de Zoozve e, além disso, insistiram que Vênus não tem luas. Assim começa um pequeno mistério que leva a um tipo de objeto recém-descoberto em nosso sistema solar, que é simultaneamente uma lua, mas também não é uma lua, e que abre caminho para fazer uma das questões mais profundas sobre o nosso universo: Quão previsível é isso, realmente? E o que isso significa para o nosso lugar nele?”, é descrito pelo Radiolab.
A quasi-lua Zoozve é real?
Como já foi mencionado, o ilustrador do pôster cometeu um erro ao descrever o objeto cósmico como 'Zoozve', pois seu nome original é 2002 VE 68. É possível perceber que o artista confundiu os números 2002 com as letras que formam 'Zooz' e, ao adicionar o 'VE' da rotulação original, criou o nome 'Zoozve'.
A primeira parte numérica da quasi-lua se refere ao ano de sua descoberta, em 2002, já as palavras 'VE' foram acrescentadas conforme uma designação específica da NASA.
O quasi-satélite tem uma órbita que gira em torno do Sol e completa um 'ano' em pouco menos de 225 dias, aproximadamente o mesmo período que Vênus leva para completar um 'ano'. Inclusive, o planeta e o 2002 VE 68 estão orbitando o Sol quase em sincronia.
Um artigo sobre o tema explica que o 2002 VE está no mesmo caminho orbital há aproximadamente sete mil anos e, provavelmente, permanecerá nesse mesmo percurso por mais cinco séculos. Os cientistas explicam que é provável ser um asteroide que estava próximo da Terra há sete milênios e foi desviado para sua órbita atual devido à influência gravitacional do nosso planeta.
"Descobrimos que o 2002 VE68 permanecerá como um quase-satélite de Vênus por mais cerca de 500 anos e sua evolução dinâmica é controlada não apenas pela Terra, com uma contribuição não negligenciável da Lua, mas também por Mercúrio. 2002 VE68 exibe comportamento ressonante (ou quase ressonante) com Mercúrio, Vênus e a Terra. Nossos cálculos indicam que uma colisão real com a Terra durante os próximos 10.000 anos é altamente improvável, mas encontros tão próximos quanto 0,04 ua ocorrem com uma periodicidade de 8 anos", explica um estudo sobre o objeto.
Gostou do conteúdo? Então, continue descobrindo mais curiosidades astronômicas com essa, aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender se a Terra pode algum dia sair do nosso sistema solar.
Fontes
Categorias