Em um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, uma equipe de cientistas conseguiu realizar uma simulação de como o efeito estufa descontrolado pode afetar a Terra. O objetivo do artigo é compreender como a transformação do clima pode destruir a sobrevivência dos seres humanos e, assim, alcançar um melhor entendimento sobre a crise climática da Terra e de exoplanetas.
- Saiba também: Pesquisadores analisam 66 milhões de anos na evolução das concentrações de dióxido de carbono
A simulação apresenta todo o processo do aumento do efeito estufa, desde o início, até começar a afetar a estrutura atmosférica e a cobertura de nuvens do planeta. Após esse processo, seria quase impossível reverter o fenômeno descontrolado causado pela influência do ser humano — seja pelo uso desenfreado de combustíveis fósseis ou de outras ações que afetam a mudança climática.
A humanidade visa evitar o crescimento do efeito estufa para reduzir as chances do aumento de 1,5 graus Celsius na temperatura, um fenômeno que causaria alterações climáticas incontroláveis.Fonte: Thibaut Roger / UNIGE
Uma das grandes mudanças seria na temperatura da Terra: o planeta passaria de um estado temperado para um ambiente com um clima que pode chegar a temperaturas de até mil graus Celsius. O vapor de água é uma das consequências do efeito estufa e ele seria o 'elemento' responsável por aumentar significativamente a temperatura da Terra.
“Até agora, outros estudos importantes em climatologia concentraram-se exclusivamente no estado temperado antes da fuga, ou no estado habitável pós-fuga. É a primeira vez que uma equipe estuda a transição em si com um modelo climático global 3D e verifica como o clima e a atmosfera evoluem durante esse processo”, disse um dos autores do estudo, Martin Turbet, em um comunicado de imprensa.
Simulação do efeito estufa
Sem o vapor de água, a nossa atmosfera consegue absorver a radiação solar enviada pelo Sol, contudo, o efeito estufa multiplicaria o vapor de água e permitiria que a radiação aumentasse a temperatura do planeta — o vapor agiria como uma manta térmica. Além disso, essas ações causariam uma consequência irreversível que eliminaria por completo toda a vida na Terra e formaria um planeta tão inóspito quanto Vênus.
De qualquer forma, os cientistas explicam que um pouco de efeito estufa é importante e necessário para a Terra continuar sendo a casa da humanidade. Provavelmente, sem um mínimo do efeito estufa, a temperatura do planeta reduziria para abaixo do ponto de congelamento da água. Ou seja, sem nenhum efeito estufa, nosso corpo celeste também não permitiria a vida de nenhum ser vivo.
"Supondo que esse processo descontrolado fosse iniciado na Terra, uma evaporação de apenas 10 metros da superfície dos oceanos levaria a um aumento de 1 bar na pressão atmosférica ao nível do solo. Em apenas algumas centenas de anos, alcançaríamos uma temperatura do solo de mais de 500 °C. Posteriormente, atingiríamos uma pressão atmosférica na superfície de 273 bars e uma temperatura superior a 1500 °C", disse outro autor do estudo, Guillaume Chaverot.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de outras curiosidades da astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir quão próximo o planeta Terra está de uma nova extinção em massa.
Categorias