Silent walk: a tendência no TikTok

3 min de leitura
Imagem de: Silent walk: a tendência no TikTok
Imagem: Getty Images

Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.

"Silent walk" é tendência viral na rede social TikTok, uma prática simples de caminhar em silêncio. Sem conversa. Sem telas. Sem música. Sem distrações. Um tempo sozinho apenas com nossos pensamentos. As vozes internas em nossa cabeça. Um espaço de liberdade e reflexão. Como você se sente em relação a isso? Animado ou assustado?

Os estoicos já valorizavam a atividade como uma oportunidade para ouvir você mesmo e talvez nenhuma atividade tenha tamanha ligação com nossa evolução, caminhando, passo após passo. Sêneca, um dos maiores filósofos dos Estoicismo, era adepto da prática: “Devemos tomar caminhadas ao ar livre para que a mente possa ser alimentada e atualizada sob ar livre e a respiração profunda”.

Conheça a trend

Mady Maio, influenciadora que parece que iniciou a tendência, narrou sua experiência com a silent walking. O que começou com a orientação da nutricionista de caminhar 30 minutos por dia, em vez dos treinos de cardio mais intensos, foi impulsionado com seu namorado a desafiando a caminhar sem distrações: “sem fones de ouvido, sem podcast, sem música, só eu e eu mesma”, relata Maio.

Ideia que a princípio, segundo ela seria pior para sua ansiedade, mas a mesma resolveu tentar. Os primeiros dois minutos foram um caos mental, mas após esses dois minutos algo aconteceu: “seu cérebro entra em um estado de fluxo, tudo fica quieto e você pode se ouvir”.

Uma caminhada sozinho e sem estímulos tecnológicos pode trazer inúmeros benefícios, especialmente para saúde mental.Uma caminhada sozinho e sem estímulos tecnológicos pode trazer inúmeros benefícios, especialmente para saúde mental.Fonte:  Getty Images 

Após 30 minutos de caminhada ela teve a clareza nas ideias que sempre quis: “Eu desembaracei uma situação estranha na minha cabeça que eu tenho ruminado”, e ainda forneceu espaço para novas ideias florescerem em uma clara alusão ao aumento de criatividade.

A crítica de alguns aparece no sentido de apenas uma caminhada ser tão revolucionária nos dias de hoje, mas chegamos a esse ponto. Estamos inundados de estímulos e conteúdos, conectados 24 horas por dia durante os 7 dias da semana e apenas 2% desse tempo parece muito. 

Independentemente das críticas, podemos aproveitar. Primeiro para refletir como momentos como esses tem sido raros, segundo para colocar em prática. 

O relato pessoal da influencer tem os efeitos comprovados cientificamente? Saiba mais sobre a ciência da caminhada.

4 benefícios da caminhada

Caminhar diminui a ruminação

Pesquisadores sortearam pessoas para caminhar 30 minutos na natureza ou na cidade sobre a ruminação e descobriram que o exercício reduziu os pensamentos ruminativos, mas apenas em quem caminhou na natureza. O humor também teve o mesmo comportamento, melhorando em quem fez o que chamamos de “green exercise” (em tradução livre: exercício verde).

Caminhar gera mais criatividade

“Dê às suas ideias algumas pernas”, foi o criativo título de um estudo que investigou criatividade a partir de caminhadas. Pesquisadores da Universidade de Stanford realizaram uma série de experimentos com estudantes e a caminhada aumentou a criatividade, tanto em ambiente aberto quanto fechado caminhando em esteira, mostrando que a atividade de caminhar é o que importa e não o ambiente.

Caminhadas de 30 minutos por dia, promovem benefícios para o corpo e mente.Caminhadas de 30 minutos por dia, promovem benefícios para o corpo e mente.Fonte:  Getty Images 

Caminhar melhora a saúde mental

Em pesquisa mais recente o ambiente foi importante. Pesquisadores colocaram 63 pessoas para caminhar 1 hora na Alemanha, 32 na natureza e 31 em ambiente urbano. Fizeram ressonância magnética para ver a ativação das amígdalas cerebrais.

A estimulação da amígdala pode levar a um estado de vigilância ou atenção aumentada, ansiedade e medo. A ativação da amígdala diminuiu após a caminhada na natureza, enquanto permaneceu estável após a caminhada em ambiente urbano.

Caminhar te faz viver mais

A ciência tem investigado exaustivamente o número de passos e a relação com a mortalidade. Obtemos mais benefícios dando mais passos por dia, mas não precisamos necessariamente andar 10 mil passos por dia, como recomendado antigamente. Caminhar pode abrir um fluxo livre de ideias, sendo uma solução simples e efetiva para aumentar a geração de ideias, a atividade física e consequentemente sua saúde.

Maio sugere começar com apenas 5 minutos e ir aumentando até 30 minutos. O mais importante é que se dê o presente de caminhar silenciosamente e ouvir seus sussurros. O exercício físico pode ser visto como uma forma de "meditação em movimento". Especialmente se houver a combinação de exercício, natureza e meditação.

Que tal curtir sua própria companhia passo após passo? Experimente, a chance de você se arrepender de ter ido é mínima!

****
Fábio Dominski 
é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/CEFID/UDESC). É autor do livro Exercício Físico e Ciência - Fatos e Mitos, e apresenta o programa Exercício Físico e Ciência na rádio UDESC Joinville (91,9 FM); o programa também 
está disponível em podcast no Spotify.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.