De acordo com um estudo aceito na revista científica The Planetary Science Journal e publicado no servidor de pré-impressão arVix, uma equipe de astrônomos demonstra que uma civilização alienígena conseguiria coletar informações da Terra se tivessem seu próprio telescópio, como uma versão 'extraterrestre' do Telescópio Espacial James Webb (JWST). Ou seja, eles poderiam ‘facilmente’ visualizar a Terra, a depender da região onde habitam.
Assim como conseguimos coletar informações de exoplanetas há milhões de anos-luz de distância, essa civilização alienígena também conseguiria coletar dados do nosso planeta. Além de descobrirem a possibilidade da vida na Terra, provavelmente, os extraterrestres também descobririam que existe uma civilização inteligente por aqui.
A atmosfera da Terra é rica em metano, oxigênio e outros elementos que sugerem a presença de vida, além disso, moléculas como dióxido de nitrogênio mostram que o planeta sofreu mudanças causadas por algum tipo de civilização industrial. Ou seja, caso os supostos alienígenas coletassem dados de um telescópio tão poderoso como o JWST, talvez eles já saberiam que a humanidade existe e vive na Terra.
O estudo auxiliará os cientistas a compreenderem os exoplanetas semelhantes à Terra.Fonte: Getty Images
“O Telescópio Espacial James Webb (JWST) permitirá a busca e caracterização das atmosferas de exoplanetas terrestres na zona habitável por meio de espectroscopia de transmissão. No entanto, foi feito relativamente pouco trabalho para usar dados do sistema solar, onde a verdade fundamental é conhecida, para validar códigos de recuperação espectroscópica destinados a estudos de exoplanetas, especialmente nos casos de alta resolução e alta relação sinal-ruído”, o estudo descreve.
Telescópio James Webb e alienígenas
A ideia dos cientistas não abordou exatamente sobre os alienígenas, mas mostrou como os dados da atmosfera da Terra seriam calculados a partir de um telescópio infravermelho. Assim, eles detectaram dióxido de carbono, metano, ozônio, vapor de água e até clorofluorcarbonos (CFCs), confirmando a existência de vida no planeta Terra; algo que os alienígenas poderiam fazer se tivessem um telescópio semelhante.
Ou seja, a partir desses dados, os alienígenas poderiam supostamente descobrir que existe a presença de vida e tecnologia no planeta, já que os CFCs só pode ser fabricados por meio de uma forte artificial criada por uma civilização. Segundo os cientistas, o modelo deve ajudar a equipe a compreender a complexidade de exoplanetas semelhantes à Terra.
“Neste trabalho, começamos apenas a arranhar a superfície do que é possível com este conjunto de dados de referência, e incentivamos a participação da comunidade na utilização desses dados para a validação contínua e aprimoramento de modelos, à medida que o campo avança em direção à caracterização precisa de exoplanetas semelhantes à Terra”, explica o estudo.
Mantenha-se sempre atualizado sobre as curiosidades da astronomia aqui no TecMundo e, se desejar, descubra o que exoplanetas precisam ter para serem considerados semelhantes à Terra.
Fontes
Categorias