O planeta Vênus está de volta ao céu da manhã, após vários meses em conjunção inferior (alinhado entre a Terra e o Sol), ou seja, invisível a olho nu. Mas o seu retorno foi triunfal: na madrugada desta segunda-feira (11), o planeta esteve em conjunção com a fina Lua Minguante, iluminada a 12%, e pôde ser visto como um "farol" cerca de duas a três horas antes de o Sol aparecer.
A boa notícia é que o fenômeno, facilmente avistado a olho nu ou com binóculos, irá se repetir ao longo do mês de setembro, quando a chamada "estrela da manhã" poderá ser admirada em sua plenitude no final da madrugada. Ela estará em uma posição razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, no sentido onde o Sol nasce.
Uma conjunção entre a Lua e Vênus significa que os dois objetos celestes estão aparecendo aparentemente próximos um do outro no céu porque observados na mesma região da esfera celeste. Vênus continuará a aparecer por volta das 4h30 da manhã, subindo cada mais, até atingir o seu ponto mais brilhante em 19 de setembro, quando terá uma magnitude de -4,8, o que é 23 vezes mais brilho do que Sirius, conhecida por ser a mais cintilante do céu.
Como observar o planeta Vênus?
Vênus em conjunção com a Lua Minguante em 11 de setembro de 2023.Fonte: SkySafari Pro 5
Até o final de setembro, Vênus irá se tornando cada vez mais brilhante, mas irá diminuindo de tamanho. No início do mês, o planeta estava apenas 12% iluminado, mas no dia 26 de setembro esse número irá chegar a 36%. No entanto, como terá recuado 27 milhões de quilômetros da Terra, parecerá um terço menor do que era no começo do mês.
A noite de 14 para 15 de setembro marcará a virada da fase da lua, de minguante para nova, e é o melhor momento do mês para observar galáxias e aglomerados de estrelas, pois a Lua Cheia ofusca objetos mais fracos. Uma dica para você saber se está observando um planeta ou uma estrela é observar se o objeto pisca. Se não piscar, são planetas. No mês de setembro, mais dois estarão visíveis: Saturno e Júpiter.
Vênus estará visível a olho nu, mas um binóculo de 10x50 poderá proporcionar um campo de visão de 6-7º, que é típico de telescópios de alta ampliação, focando apenas em uma pequena porção do céu que inclui o planeta pesquisado. Na observação, Vênus aparecerá como amarelo pálido. Se você estiver usando um aplicativo astronômico, é só apontar o seu dispositivo para a parte do céu onde o objetivo estiver localizado, para identificá-lo.
Mantenha-se atualizado sobre os próximos eventos astronômicos aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite também para descobrir quais são os melhores apps para você sempre saber em que lua estamos.
Fontes
Categorias