Em novo estudo, especialistas levantam a possibilidade de uma correlação entre o aumento da patógenos resistentes a antibióticos e a poluição do ar. O estudo foi publicado na revista Lancet Planetary Health. Nosso planeta é uma grande teia de relações e correlações, com eventos que as vezes parecem desconexos, influenciando uns aos outros.
A ideia de que um problema ambiental, como a poluição do ar, possa estar relacionado com o aumento de patógenos resistentes aos antibióticos pode trazer alguma estranheza. Entretanto de acordo com pesquisadores chineses, essa correlação é possível.
Mas qual seria o papel da poluição do ar na resistência a antibióticos?Fonte: Getty Images
O surgimento de patógenos ultrarresistentes ao tratamento com antibióticos são um problema de saúde mundial, trazendo riscos e desafios. Muitas pesquisas delegam o problema ao uso descontrolado de medicações antimicrobianas, sem controle ou indicação médica.
No Brasil, desde 2011, toda compra de medicações que se encaixem nessa categoria só podem ser comercializados diante da apresentação de uma receita médica, a fim de frear o surgimento de bactérias resistentes.
As bactérias multirresistentes não respondem ao tratamento com antibióticos convencionais, sendo difícil o controle, levando a agravos de saúde e morte.Fonte: Getty Images
Mas e se o problema estiver não apenas na medicação, mas também no ar que respiramos?Pesquisadores chineses analisaram dados de casos de resistência a antibióticos, agentes patológicos e dados de qualidade ar entre os anos de 2000 a 2018, em 116 países diferentes.
O estudo observou que em algumas regiões, a maior ocorrência de alguns tipos de material particulado suspensos no ar, poderiam ter uma influência no aumento de casos de resistência ao tratamento com antibioticoterapia.
A análise dos relatórios de vigilância mostraram uma correlação significativa entre o aumento de resistência a antibióticos e maior quantidade de material particulado suspenso no ar.Fonte: Getty Images
Ao estarem suspensos, esse material particulado entra em nosso organismos por via inalatória, desenvolvendo aos poucos, a resistência aos medicamentos antimicrobianos. No entanto devemos ter cuidado. Apesar do estudo apresentar correlação entre os casos, não existem ainda pesquisas que apresentem uma relação definitiva entre a qualidade do ar e o aumento da resistência a antibióticos.
Ainda assim, fica o alerta sobre como temos nos relacionado com o uso de medicações sem prescrição médica e o outro problema crescente, que é a poluição ambiental.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para descobrir também, quão próximo o planeta Terra está de uma nova extinção em massa.
Fontes