O lançamento da Axion Mission 2 (AX-2), feito pela SpaceX no domingo (21) em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, teve algumas marcas históricas.
Uma delas foi a ida da 600ª pessoa ao espaço, desde que o cosmonauta soviético Iuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano em viagem espacial, em 1961. É importante destacar que o número não considera os voos suborbitais, ou seja, que não ultrapassam a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Realizado pela Axiom Space, este foi o segundo voo totalmente privado à Estação Espacial Internacional (ISS). Lá, os quatro viajantes se juntarão aos demais tripulantes em órbita para realizar diversas pesquisas e experimentos científicos, ao longo de uma semana.
A equipe que decolou na nave Crew Dragon da SpaceX, apelidada de “Freedom” nesta viagem, é liderada pela ex-astronauta da NASA Peggy Whitson, pessoa nascida nos EUA que passou mais tempo a bordo da ISS. Ela também se tornou a primeira mulher a comandar um voo comercial rumo à órbita terrestre.
#Ax2's @SpaceX Dragon Freedom spacecraft has separated from its rocket—the Axiom Mission 2 crew is now on course for the @Space_Station.
— NASA (@NASA) May 21, 2023
Tune in for docking coverage (here and on NASA TV) starting at 7:30am ET (1130 UTC) on Monday, May 22. pic.twitter.com/RIRiAlOD1R
Primeiros representantes da Arábia Saudita na ISS e primeiros sauditas no espaço desde 1985, os especialistas de missão Ali AlQarni e Rayyanah Barnawi também fazem parte da AX-2. O outro integrante da tripulação é o piloto americano John Shoffner.
Quem é a 600ª pessoa a ir ao espaço?
De acordo com a ordem de designação dos astronautas na missão lançada pela SpaceX, a cientista Rayyanah Barnawi se tornou a 600ª pessoa a ir ao espaço.
Especialista em pesquisa de células-tronco cancerígenas, ela vai avaliar novos avanços no tratamento para o câncer de mama. Barnawi também se tornou a primeira mulher árabe em órbita e a 72ª da história a circundar o planeta.
Barnawi também se tornou a primeira mulher árabe no espaço.Fonte: Axiom Space/Divulgação
“Como a 600ª pessoa a entrar em órbita ao redor da Terra, estou entusiasmada em representar o Reino da Arábia Saudita e a Comissão Espacial Saudita durante esta missão histórica. É uma verdadeira honra fazer parte de uma missão que está expandindo o acesso à órbita baixa da Terra para pessoas como eu e você e inspirar pessoas ao redor do mundo a alcançar as estrelas e perseguir seus sonhos”, comemorou, em comunicado.
Agora, levando em conta todos os voos para fora da Terra, incluindo aqueles que não ultrapassaram o limite entre atmosfera e espaço exterior, a marca de 600º humano viajando ao espaço foi alcançada em outubro de 2021, em outra missão lançada pela SpaceX. Na ocasião, o feito pertenceu ao astronauta alemão Matthias Maurer.
Fontes
Categorias