A empresa Relativity Space realizou o primeiro lançamento de um foguete quase inteiramente impresso em 3D, o Terran-1, no Complexo de Lançamento 16 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, em 22 de março de 2023.
Embora a segunda etapa não tenha disparado e tenha caído no Oceano Atlântico, a missão foi considerada um sucesso pela empresa porque o objetivo como protótipo era demonstrar que um foguete impresso em 3D podia operar como um lançador orbital.
A parte inferior do foguete que dá o impulso inicial no lançamento esgotou seu combustível e então se separou da parte superior do foguete. Mas o motor destinado a impulsionar essa parte pareceu acender apenas brevemente, deixando-o sem energia suficiente para atingir a órbita.
A missão, apelidada de "Good Luck, Have Fun", lançou o que a empresa descreveu como um veículo protótipo, juntamente com um pedaço de metal - o primeiro objeto impresso pela gigantesca impressora 3D da Relativity - como um token comemorativo. Não carregava um satélite de cliente, como será o caso dos futuros lançamentos de foguetes da empresa.
O Terran-1 é o primeiro da família de lançamentos do Relativity Space e é 85% impresso em 3D, incluindo os motores feitos de uma liga proprietária de 100 peças impressas.
Quando em serviço comercial, conseguirá enviar cargas de até 1.250 kg (2.755 lb) para órbitas baixas da Terra e 900 kg (2.000 lb) para a órbita síncrona do Sol por um preço de lançamento anunciado de US$ 12 milhões.
Fontes
Categorias