*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. O texto não substitui o acompanhamento de um dentista.
Com um mercado crescente, as escovas elétricas têm ganhado cada vez mais adeptos, graças a suas múltiplas funções e à maior facilidade para a escovação dentária.
Neste texto, falaremos um pouco sobre os benefícios do uso da escova elétrica, e se ela é de fato, uma aliada para a melhoria da sua saúde bucal.
Convencional ou elétrica, qual a melhor?Fonte: Getty Images
Escova elétrica é moda ou funciona de verdade?
Uma dúvida que pode surgir ao pensar em substituir sua escova de dentes convencional é se a escova elétrica realmente cumpre o que promete.
É normal buscarmos referências sobre a eficiência de produtos que tenham um custo mais alto, principalmente quando o dispositivo necessita ser substituído com certa frequência.
Mas aquisição de uma escova elétrica pode, na verdade, ser uma boa aposta em tecnologia para sua saúde.
Com uma cabeça menor, a escova elétrica pode acessar locais mais difíceis na boca.Fonte: GettyImages
Em diversos estudos as escovas elétricas apresentaram bons resultados para diminuição e prevenção da placa bacteriana dentária, além de facilitar a escovação para alguns grupos de pessoas.
Outros benefícios parecem relacionados ao tempo de escovação, retardo do aparecimento de doenças periodontais e maior adesão a hábitos de higiene bucal.
Quando o uso da escova elétrica é indicado?
Existem poucas contraindicações ao uso da escova elétrica, sendo recomendada para boa parte da população.
É importante conversar com seu dentista sobre qual é o melhor método e equipamento para escovação, caso você esteja passando por procedimentos odontológicos que necessitem de cirurgia ou implantes.
A idade também deve ser considerada; os aparelhos não são recomendados para crianças pequenas, com menos de 3 anos.
Existem cabeças menores, que podem ser utilizadas por crianças pequenas. Sempre peça orientação ao seu dentista.Fonte: GettyImages
Pode usar a escova dental elétrica todos os dias?
Sim! Não há diferença na recomendação do uso em relação às escovas convencionais. As escovas elétricas podem ser utilizadas em todas as escovações.
Lembrando que a preconização de saúde indica um mínimo de três escovações ao dia, ou logo após as refeições, com uma duração mínima de dois minutos. Também não se esqueça de escovar a língua e utilizar o fio dental.
Quais as vantagens de usar uma escova elétrica?
De acordo com os especialistas, existem diversas vantagens na utilização dessa tecnologia.
Entre os destaques estão:
- Consistência de movimentos: as escovas giram, ou vibram, em uma taxa constante. Isso faz com que todas as superfícies com as quais as cerdas entrem em contato recebam uma escovação mais uniforme.
- Economia de energia: nesse caso não estamos falando em energia elétrica, mas sim no esforço que realizamos ao escovar os dentes, o que pode ser muito benéfico para pessoas com algum problema de mobilidade. Como as escovas elétricas fazem diversos movimentos sozinhas, não é necessário que façamos movimentos repetitivos, que podem ser um problema para pessoas que têm menor força nas mãos, ou que sentem dores nos ombros e nos cotovelos. Além disso, por possuir um cabo mais largo, seu manuseio é mais fácil para pessoas com problemas musculoesqueléticos, e que possuem dificuldades em segurar escovas convencionais, que têm o cabo mais estreito, geralmente.
O cabo largo é mais ergonômico.Fonte: GettyImages
- Prevenção de doenças: alguns estudos indicam que o uso de escovas elétricas diminui as chances de aparecimento de doenças periodontais. São mais eficazes no combate à placa dentária e ajudam a manter a saúde das gengivas.
- Mais atrativo: para muitos, as escovas elétricas são mais atrativas e estimulam a escovação, pois possuem funções que ajudam a identificar a frequência, qualidade e tempo de escovação. Alguns modelos podem ter indicadores de pressão, dosador de pasta de dentes e até comunicação bluetooth.
Quais os cuidados são necessários com a escova elétrica?
Além dois cuidados típicos de armazenamento para qualquer escova dental, os cuidados com a escova elétrica devem se voltar para o tipo de fonte de energia. Caso seja à pilha, substitua as baterias sempre que observar que a escova estiver perdendo potência.
Se por algum motivo você deixar de usar a escova por algum tempo, lembre-se de retirar as pilhas. Assim você evita danos ao aparelho. Se sua escova for recarregável, siga as instruções do fabricante com relação à primeira carga.
Lembre-se, assim como ocorre com as escovas tradicionais, é necessário substituir a cabeça da escova a cada três meses, aproximadamente.
Tomando esses cuidados, e sob orientação profissional, seu investimento em tecnologia de saúde pode render bons frutos, com um sorriso saudável e maior qualidade de vida.