O ano de 2023 tem sido um marco para a presença feminina na ciência brasileira. Pela primeira vez, temos uma mulher no cargo de ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, a pernambucana Luciana Santos. Com um histórico extenso de atuação na política --Santos já foi deputada federal e estadual, prefeita de Olinda (PE) por dois mandatos e vice-governadora de Pernambuco-- a ministra é também engenheira eletricista.
Outra pasta que tem uma relação muito próxima com a ciência, o Ministério da Saúde, também é atualmente comandado por uma mulher pela primeira vez, a cientista social Nísia Trindade Lima. Antes de assumir o cargo, Lima foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No Brasil, as mulheres são maioria na pós-graduação, responsável por boa parte da produção científica nacional.
Nos últimos anos, surgiram cientistas que prestam um serviço adicional à população através das redes sociais, espalhando notícias e informações de qualidade sobre diversos campos de pesquisa. Aqui selecionamos 5 perfis para você seguir neste 8 de março e ficar por dentro do que acontece no mundo da ciência nacional. Veja a lista abaixo.
Natalia Pasternak
A microbiologista Natalia Pasternak é um perfil essencial para quem deseja estar por dentro do que acontece na ciência. A pesquisadora e professora teve uma atuação de destaque durante a pandemia de coronavírus, usando sua voz para espalhar as informações mais corretas disponíveis. Pasternak é professora na Universidade Columbia (Estados Unidos) e na FGV, e presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC). Em 2021, ela figurou na lista de mulheres mais influentes do mundo feita pela BBC.
Aqui no TecMundo, Pasternak já deu uma entrevista para falar sobre os riscos de pseudociências na saúde.
Eu prometi um artigo mais longo e detalhado sobre fungos zumbis então aqui vai! alguns teasers: vc sabia que além do fungo de formiga existe um fungo se cigarra que é a versão literal de “cair o cy da bunda”?
— Natalia Pasternak, PhD ?? (@TaschnerNatalia) January 26, 2023
Gabriela Bailas
Com um PhD em Física Teórica, e uma especialização em neurociência e comportamento, Gabriela Bailas usa as redes sociais para desfazer mitos e derrubar notícias falsas de ciência e saúde. Aqui no TecMundo, ela também já falou sobre os perigos das pseudociências.
Muita gente pediu e trouxe aqui a explicação para o caso do advogado baleado na ressonância magnética. Também explico como funciona o exame de ressonância magnética:https://t.co/d9vjxXgaDL
— Gabriela Bailas, PhD ???????? (@bibibailas) February 15, 2023
Roberta Duarte
Física e doutoranda em astrofísica, Roberta Duarte produz alguns dos fios mais interessantes do Twitter atualmente. Gosta de ler sobre planetas, galáxias e buracos negros? Então esse perfil é ideal para você. Duarte também ja participou do podcast do TecMundo, o TecInverso, falando sobre astronomia e como é fazer pesquisa científica no Brasil.
O buraco negro do centro da nossa galáxia vai ficar ativo "em breve"!
— Roberta Duarte (@import_robs) March 5, 2023
Será que finalmente o nosso buraco negro preguiçoso vai fazer uma refeição?
E o que acontece quando ele fazer essa refeição?
Segue a thread aí do nosso preguiçoso ?? pic.twitter.com/ohT1lKvF5Y
Mirian Castejon
A doutoranda em astrofísica Mirian Castejon faz divulgação científica nas redes sociais e é supervisora de astronomia no Planetário Ibirapuera, em São Paulo, onde apresenta algumas das sessões mais legais do local. Ela também participou de um vídeo do TecMundo explicando de uma maneira extremamente didática o que é o majestoso Telescópio Espacial James Webb e como ele funciona.
Olá! Eu sou a Mirian! Sou supervisora de astronomia no Planetário Ibirapuera e divulgo ciencia no canal @astrotubers
— Mirian Castejon ?? (@MirianCastejon) February 11, 2023
Também estudo grupos e aglomerados de galáxias usando lentes gravitacionais no @AstroUSP #MeninasEMulheresNaCiencia @BlogsUnicamp pic.twitter.com/CJx9p32Cw1
Mellanie Fontes-Dutra
Biomédica, neurocientista, pesquisadora e professora, Fontes-Dutra produz conteúdo em linguagem didática sobre alguns dos temas que mais perturbam a população ultimamente, como o surgimento de novas doenças e novos vírus.
Para quem está chegando: Oie! Eu sou a Mell, prazer! Faço divulgação científica aqui no twitter, instagram (mesmo @ daqui) e no tiktok (mellciencia) e todos os meus conteúdos tão organizados aqui ??https://t.co/lJ1Z4pZmES
— Mellanie Fontes-Dutra, PhD (@mellziland) July 7, 2021
No próximo tuíte, minha formação ??
Essas são apenas algumas das cientistas mais atuantes que temos no país. Nós do TecMundo sugerimos fortemente que você siga e acompanhe as publicações dessas e outras pesquisadoras que têm compartilhado informações valiosas nas redes sociais.
Categorias