Desde sua meteórica estreia mundial no dia 15 de dezembro, o filme Avatar: o Caminho da Água já levou multidões aos cinemas de todo o mundo. Ambientada no mesmo mundo de Pandora, a história se passa mais de dez anos depois do primeiro filme e acompanha a família Sully em perseguições alucinantes nos céus, nas profundezas do oceano e em ambientes sem gravidade do planeta.
Um problema que tem sido relatado por muitos espectadores é que a experiência de 3 horas e 12 minutos, prometida – desde o primeiro filme – como imersiva, tem sido literalmente estonteante, com dores de cabeça latejantes e náuseas que obrigam algumas pessoas a correrem para os banheiros dos cinemas.
Essa reação desagradável pode ser atribuída, além das características hipnóticas dos novos efeitos visuais da tecnologia 3D, também à técnica HFR (High Frame Rate) que, para exibir imagens mais fluidas (sem cenas tremidas), acelera a transição entre elas. Enquanto as películas convencionais exibem 24 quadros por segundo, essa taxa chega a 48 fotogramas por segundo (FPS) em Avatar.
I like the storyline but the high speed frames give me motion sickness ?? #Avatar2 #Avatar #AvatarTheWayOfTheWater #Avatar2review pic.twitter.com/OURroakz6K
— fadzrain ?? (@FadzrainA) December 23, 2022
Avatar e cinetose, o enjoo de movimento
Falando ao Tilt, do portal Uol, o professor de Neurologia da USP, Alan Luiz Eckeli, explicou que, embora teoricamente o aumento da FPS dê à visão uma melhor percepção de fluidez, quando a taxa supera os 30 quadros por segundo, a capacidade de percepção da pessoa satura.
A consequência – que pode ser agravada pelo uso prolongado dos óculos 3D – é um quadro de cinetose, ou enjoo de movimento, que acontece com ou sem vômitos em algumas pessoas que estão passivamente em movimento. Isso acontece, por exemplo, quando a pessoa dentro de um carro no sinal tem a sensação de estar andando para trás quando o carro ao lado anda um pouco para a frente.
Fonte: 20h Century Studios/Divulgação.Fonte: 20h Century Studios
Como evitar sentir enjoo em Avatar 2?
O enjoo de movimento ocorre em algumas pessoas quando o cérebro recebe informações desencontradas da visão, do ouvido interno e dos nervos periféricos em relação à movimentação do corpo (propriocepção).
Veja algumas dicas para evitar essa confusão:
- Feche um olho (os óculos RealD 3D funcionam mesmo com um olho só);
- Sente-se mais para trás, no máximo até o meio da sala de exibição;
- Fixe o olhar na parte da tela que está em foco e evite os elementos desfocados;
- Finalmente, não tire os óculos 3D! Embora possa parecer uma boa ideia, ajustes e reajustes constantes dos seus olhos só pioram as coisas.
Fontes