A azia é uma sensação de queimação no estômago e esôfago que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo diariamente. Entre as principais causas de sua manifestação estão a ingestão de bebidas com cafeína, realização de refeições volumosas, problemas com refluxo, entre outros.
No intuito de ajudar os leitores que sofrem com a azia frequentemente, trouxemos uma lista com 5 dicas para aliviar os sintomas e aumentar o bem-estar. Confira abaixo!
1. Suco de couve e maça
O suco de couve com maçã possui elementos que atuam contra a azia e a má digestão. (Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
O suco de couve com maçã combina dois grandes aliados contra a azia e queimação estomacal. Enquanto a couve possui glicosinolatos, vitamina C e diversas propriedades anti-inflamatórias, a maçã possui ação cicatrizante e uma grande quantidade de água e fibras – nutriente primordial para a regulação do intestino.
Para fazer o suco, é preciso juntar no liquidificador 4 folhas de couve picadas com 2 maçãs grandes sem sementes (a casca deve fazer parte do suco devido a grande quantidade de fibras que ela possui), e batê-los até que a mistura esteja completamente homogênea.
Durante o processo, pode ser preciso adicionar um pouco de água para deixar o suco mais fluído. Por fim, basta se servir para aproveitar todos os benefícios que ele possui.
2. Banana
A banana possui diversos benefícios para a saúde, como a melhora do sistema digestivo, o aumento da saciedade e a prevenção de doenças cardiovasculares. (Pexels/Reprodução)Fonte: Pexels
Presente no dia a dia de milhares de brasileiros, a banana é considerada um antiácido natural, contribuindo diretamente para o alívio dos sintomas de azia. Por esse motivo, diversos especialistas recomendam comer uma porção da fruta quando estiver sentindo o desconforto estomacal.
Além do mais, aqueles que frequentemente sofrem com os sintomas podem adicionar a banana nas refeições diárias, como no café da manhã, café da tarde e até mesmo no almoço, já que o alimento pode fazer parte de preparações como farofas ou mesmo entrar no prato junto com o arroz e o feijão.
3. Gengibre
O gengibre é considerado um ótimo aliado de quem sofre com problemas digestivos. (Pexels/Reprodução)Fonte: Pexels
Outro alimento muito interessante para quem sofre com a azia é o gengibre. Devido às suas características antioxidantes e anti-inflamatórias, ele ajuda no processo de digestão e alivia a queimação e o desconforto abdominal que muitas pessoas podem sentir após as refeições.
A forma mais fácil de ingerir o alimento é a partir do chá, que pode ser feito tanto com o gengibre em pedaço, como também com ele em pó. A medida recomendada é de 5 cm da raiz ou 1 colher de sopa do produto em pó para um xícara de água. Basta juntá-los e deixá-los ferver por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, é preciso coar e esperar o chá esfriar um pouco antes da ingestão.
Além disso, o gengibre também pode ser utilizado como tempero em preparações do dia a dia, enriquecendo o sabor de molhos, caldos e carnes.
4. Aveia
Devido às suas grandes quantidades de fibras, antioxidantes e vitaminas, a aveia é um ótimo alimento para inserir na dieta. (Pexels/Reprodução)Fonte: Pexels
Costumeiramente, ouvimos que a aveia é uma ótima fonte de fibras e que ajuda no funcionamento do intestino. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o famoso cereal também pode ajudar a aliviar os sintomas de quem sofre com a azia.
Isso porque a aveia não agride a mucosa do estômago como outros alimentos e tem o poder de absorver o ácido gástrico, o que por si só já auxilia na queimação estomacal e nos sintomas de refluxo que muitas pessoas enfrentam.
Uma possibilidade para ajudar no consumo da aveia é adicioná-la a frutas, sucos e até mesmo fazer farofas com o ingrediente, que pode facilmente substituir as tradicionais farinhas de milho e mandioca.
5. Chá de camomila
O chá de camomila pode ter seus benefícios para a azia ampliados com a adição de outros elementos, como o gengibre. (Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
O chá de camomila costuma ser saboroso e fácil de tomar – para grande parte das pessoas. Relacionado frequentemente como uma bebida calmante devido às suas propriedades relaxantes, o chá traz ainda mais benefícios, como a redução da acidez estomacal, o aumento da absorção de nutrientes e a melhora da microbiota intestinal.
Para fazer o chá, basta adicionar meia colher de flores de camomila em uma xícara de água fervente. Assim que a mistura estiver em uma temperatura adequada para beber, retire as flores com um coador e faça a ingestão. Caso deseje, também é possível comprar a camomila pronta no mercado para facilitar o preparo.
Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!
Fontes