Entre os dias 25 de novembro e 9 de dezembro, ocorrerá o evento Age of Wonder, um leilão que oferecerá diversos itens de figuras significativas da história. Um dos itens disponíveis é um manuscrito raro de Charles Darwin, com uma passagem de uma de suas maiores obras literárias: A Origem das Espécies.
A casa de leilões Sotheby’s será a responsável por receber os lances para a aquisição do documento, escrito por Darwin cerca de quatro anos após a terceira edição do livro. Antes, o manuscrito foi confundido com a folha de um rascunho da terceira edição de A Origem das Espécies, mas a Sotheby’s conseguiu identificar a origem do documento.
Originalmente, o manuscrito foi escrito em 1865, a pedido do editor da revista Autographic Mirror, Hermann Kindt, que escreveu para Darwin solicitando uma amostra da caligrafia do naturalista. Kindt publicou a amostra em sua revista, que comumente publicava artigos sobre as personalidades da época.
A casa de leilões Sotheby’s é conhecida por vender diferentes itens de grandes personalidades da história.Fonte: Reprodução/Cambridge University Library/PA
Charles Darwin
“O texto revolucionário de Charles Darwin, A Origem das Espécies, conseguiu criar um Livro do Gênesis para a era moderna e seria difícil exagerar o impacto sísmico que teve não apenas na ciência e na cultura do século XIX, mas também nos pensadores e gerações subsequentes”, afirma um dos responsáveis pela Sotheby's, Richard Austin.
Além do manuscrito, a casa de leilões também oferecerá outros itens de Charles Darwin, como uma unidade da primeira edição de A Origem das Espécies e uma rara cópia de On the Tendency of Species to form Varieties — esse último se trata de um conjunto de artigos escritos por Darwin e Alfred Russel Wallace.
O britânico Charles Darwin foi um naturalista, geólogo, biólogo e um dos acadêmicos mais influentes da história, responsável por propor a seleção natural e criar a teoria que pode explicar o mecanismo unificador da biodiversidade na Terra.
Fontes