*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Para uma melhor orientação sobre a adoção de uma nova dieta, procure um médico ou um nutricionista.
O treino de musculação é o melhor aliado de quem quer melhorar a própria saúde e encontrar qualidade de vida. Mas a atividade não basta por si só. Ela deve ser acompanhada por bons hábitos alimentares para trazer o melhor resultado.
Entre as refeições diárias, quem malha deve estar atento ao que consome antes de ir para a academia. Com os nutrientes certos, é possível potencializar os resultados. Veja as melhores dicas para o seu pré-treino.
Antes do treino, dê preferência a alimentos leves, proteínas e carboidratos (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Durante a academia, o corpo precisa de energia e força para encarar a bateria de exercícios. Alguns nutrientes suprem essa necessidade, e eles podem ser priorizados, cada um com o seu papel específico para o nosso treino.
Quais nutrientes comer no pré-treino?
Os carboidratos, muito retratados como grandes vilões da vida saudável, na verdade são a nossa principal fonte de energia. Eles recarregam nossa reserva natural de glicogênio, uma maneira que o corpo encontrou de guardar a glicose.
Em exercícios curtos e de pouca intensidade, o estoque desse nutriente no organismo costuma ser suficiente para nossa performance. Mas durante períodos maiores e em atividades mais intensas, essa reserva pode faltar. Por isso, o reforço no pré-treino é bem-vindo.
Outro macronutriente muito recomendado antes dos treinos são as proteínas. Um dos objetivos que mais movem pessoas a buscar a musculação é o ganho de massa muscular, e essas moléculas são essenciais nesse processo.
Proteínas ajudam no crescimento e recuperação muscular, ideal para treinos de força (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
As proteínas não só atuam no aumento dos músculos, como também promovem recuperação do tecido, aumento de força e melhoria do desempenho. Mas não basta se alimentar bem. É preciso prestar atenção ao tempo.
Quando tomar o pré-treino?
Pesquisas científicas revelam que os resultados da atividade física são maximizados por uma refeição completa feita entre 2 e 3 horas antes do treino. Mas mesmo que você não consiga comer nessa faixa ideal, é possível ter benefícios de um pré-treino de última hora.
Entretanto, é necessário respeitar o corpo e o tempo da digestão. Busque comer alimentos leves e simples dentro da hora que antecede o treino, e dê preferência para os carboidratos e proteínas.
Por outro lado, atividade físicas não devem ser feitas em jejum, sob o risco de ocorrerem desmaios, tonturas e até acidentes. Aqueles que estão interessados em obter os melhores resultados de uma dieta aliada com exercícios podem se beneficiar de uma dieta feita por um profissional de nutrição.