Muita gente hoje tem costume de comprar seus remédios online. Por conta da correria do dia a dia, a praticidade da compra pela internet pode facilitar muito a nossa vida. Mas será que esta prática é segura?
Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou a venda de medicamentos de forma remota – por site, telefone, etc. No entanto, há normas que estes estabelecimentos precisam cumprir.
Neste texto, explicamos como isso funciona e damos algumas dicas do que é preciso cuidar antes de fazer o pedido. Confira!
Quais são os riscos de comprar remédios online?
O principal risco que se corre ao comprar medicamentos online é o de cair nas mãos de comerciantes ilegais, que divulgam remédios não regulamentados, falsificados ou adulterados – o que pode ocasionar todo tipo de problema à saúde.
Por vezes, o e-commerce pode parecer muito profissional e oferecer remédios que são quase milagrosos, induzindo o consumidor ao engano.
A Anvisa, por meio da Gerência-Geral de Inspeção e Controle de Medicamentos e Produtos, tem a responsabilidade de autuar as empresas que comercializam produtos ilegais, além de fazer a fiscalização da publicidade enganosa que elas podem cometer.
O órgão também esclarece que o consumidor tem o dever de se atentar às formas de como se proteger contra estes golpes. O que pode acontecer, no caso da aquisição, é receber medicamento falsificado, adulterado, com concentração errada ou até mesmo não receber o produto.
Em caso de dúvida sobre algum remédio – por exemplo, para saber se ele é liberado no Brasil ou se pode ser comercializado sem receita –, o ideal é consultar diretamente o site da Anvisa.
Quais medicamentos posso comprar pela internet?
Podem ser vendidos nas farmácias virtuais apenas os medicamentos que não exigem retenção de receita. Neste caso, o remédio só poderá ser comercializado em lojas físicas.
As farmácias online também são responsáveis por deixar bem claro em seu site quais são os remédios isentos desta prescrição. Todas as informações precisam estar evidentes na página específica do medicamento, dentro da loja virtual.
Entre os remédios que não podem ser vendidos sem retenção de receita estão os de tarja vermelha com retenção de receita – alguns classificados nesta tarja não têm esta obrigatoriedade – e os de tarja preta.
Neste dois grupos, costumam estar os antidepressivos, os ansiolíticos, os antipsicóticos e os antibióticos.
Quais os cuidados é preciso ter ao comprar medicamentos por telefone ou pela internet?
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Caso você decida comprar algum remédio online, vale a pena estar atento a alguns pontos cruciais. Veja quais são.
Verifique se a farmácia tem loja física
Uma das regras da Anvisa para que uma farmácia possa vender online é que ela tenha uma loja física, e que nela haja um farmacêutico disponível para atendimento aos clientes.
Por isso, antes de finalizar a compra, confirme que a empresa cumpre estes dois requisitos. Em caso negativo, não compre.
Confira a segurança do site
Outra regra da Anvisa é que as farmácias virtuais precisam sempre usar o domínio "com.br". Nunca compre medicamentos vindos de páginas que não tenham essa classificação.
Verifique as informações presentes no site
Além disso, é preciso que a farmácia online apresenta outros dados, como razão social, CNPJ, endereço físico, telefone, horário de funcionamento, nome e registro do farmacêutico responsável.
Se o site não disponibilizar alguma destas informações, desconfie e não efetue a compra.
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Assegure que o remédio é aprovado pela Anvisa
Outra forma de engano é a farmácia comercializar remédios não autorizados pela Anvisa.
O órgão é responsável por garantir a segurança dos medicamentos e assegurar que eles só sejam liberados após testes que garantem a sua seguranca. Você pode conferir esta informação no site da Anvisa.
Pesquise os valores dos remédios
É sempre prudente pesquisar os valores dos remédios em várias lojas. Valores muito abaixo do mercado são forte indício de que o medicamento possa ser falsificado ou, então, ser fruto de contrabando.
Confira se o remédio está lacrado
Quando receber o medicamento, certifique-se de que ele esteja lacrado, possua código de barras e tarja de segurança. Verifique também a validade do produto.
Não compre em farmácias que não pedem receita médica
Se o medicamento precisa de retenção de receita para ser vendido, ele não pode ser comercializado fora do estabelecimento físico.
Por isso, se o site oferece esses remédios mas não exige a receita, não compre e, se possível, denuncie! Pois trata-se de uma infração da lei. Você pode conferir quais medicamentos exigem retenção de receita no site da Anvisa.
Atenção: um medicamento que exige retenção de receita pode aparecer no site da farmácia com o valor e suas características. Porém, a foto do remédio não pode aparecer, e deve ser exibida uma mensagem dizendo que a venda é proibida pela internet.
E então, conseguimos esclarecer como comprar medicamentos online com segurança? Siga todas as dicas descritas aqui no TecMundo e esqueça a dor de cabeça em adquirir um remédio falsificado.
Fontes