Nesta sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação da importação da vacina contra a varíola dos macacos no Brasil. A decisão foi realizada em unanimidade, autorizando que o Ministério da Saúde importe a vacina Jynneos/Imvanex.
A agência também aprovou a dispensa de registro para importação e uso do medicamento Tecovirimat, para uso durante o tratamento de pacientes infectados com a doença — a autorização está disponível apenas ao Ministério da Saúde com validade de seis meses. A medicação tem 200 mg, é aplicada por via oral e tem prazo de validade de 84 meses.
A vacina é destinada a adultos com 18 anos ou mais e possui prazo de validade de 60 meses ao ser conservada em temperaturas entre -60º e -40º.Fonte: Shutterstock
Varíola dos macacos
Apesar de possuir diferentes nomes (Jynneos e Imvanex), trata-se do mesmo imunizante, fabricado na Dinamarca e na Alemanha. É esperado que a vacina previna ou, pelo menos, reduza a gravidade da infeção causada pela varíola dos macacos.
“O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C e -40°C. A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa”, foi divulgado em nota.
Fontes