Mesmo para um país com 32 vulcões ativos, a Islândia se surpreendeu na tarde de quarta-feira (3) com nova erupção do vulcão Fagradalsfjall. A emissão de lava, que não ocorria desde o ano passado, retornou à península de Reykjanes, com o magma sendo visto do aeroporto internacional, a apenas 15 quilômetros do local.
De acordo com Einar Hjörleifsson, especialista em riscos naturais do serviço meteorológico islandês (IMO), a erupção ocorreu em uma rachadura de 100 metros no vale de Merardalir, no mesmo campo de fluxo de lava da última erupção ocorrida no ano passado.
Embora os jatos de magma possam ter chegado a 50 metros, o fenômeno é considerado de baixa potência, segundo declarações do professor de Vulcanologia Þorvaldur Þórðarson à TV islandesa.
Na internet, a empresa islandesa de captura de carbono Carbfix e a agência de notícias AFP compartilharam vídeos impressionantes da erupção.
Our team member, Martin Voigt, captured this amazing video during the first 24 hours of the eruption in Merardalir, Iceland. We are witnessing mother nature creating the main feedstock for Carbfix: fresh, reactive basalt ?? pic.twitter.com/VeCdZqhAmF
— Carbfix (@CarbFix) August 5, 2022
VIDEO: Lava flows out of a fissure in a valley near Mount Fagradalsfjall in Iceland. Noxious gases from the volcano threaten to pollute the air of a nearby village and risk spreading to the capital Reykjavik, according to the Icelandic Meteorological Office. pic.twitter.com/dDHm5IxXBv
— AFP News Agency (@AFP) August 8, 2022
O que dizem as autoridades da Islândia?
A Defesa Civil do país enviou cientistas para o local da erupção para avaliar o nível de risco e implementar os protocolos de segurança, mas emitiu um alerta amarelo para toda a área. Apesar disso, dezenas de curiosos foram ao local para observar as fontes de lava incandescente, e três turistas acabaram feridos, segundo o The New York Times.
À publicação americana, o porta-voz do governo islandês, Hjordis Gudmundsdottir, disse que, "mesmo sabendo que é espetacular e que não há nada parecido, temos que ser cuidadosos e estar preparados antes de ir."
O Fagradalsfjall é um monte de hialoclastita (interação magma-água) de 385 metros de altura, que esteve adormecido por 6 mil anos até que, em 19 de março do ano passado, iniciou uma erupção efusiva. Desde então a atividade vulcânica tem intercalado episódios de emissão de magma pulsante com períodos de calmaria.