Durante o processo de perda de peso, muitas pessoas se questionam quanto ao melhor tipo de exercício para potencializar os resultados. Apesar de o aeróbico parecer a melhor opção, uma vez que gera grande gasto calórico, pesquisas científicas mostram que focar apenas ele pode não ser o ideal para quem deseja emagrecer.
No intuito de ajudar aqueles que estão enfrentando esse processo, fizemos uma matéria completa sobre o assunto. Confira logo abaixo!
Quais são as vantagens dos exercícios aeróbicos?
A corrida é considerada um ótimo exercício para a queima de gordura. (Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
Os exercícios aeróbicos, também chamados de cardio, apresentam uma série de benefícios para quem os pratica. Além de aumentar o gasto calórico, que favorece a redução de gordura corporal, eles auxiliam no fortalecimento da musculatura do coração e no combate a doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade.
De acordo com o site Vitat, estima-se que uma aula de dança de apenas 30 minutos pode chegar a queimar 200 calorias, um gasto considerável quando comparado a outros tipos de atividade física.
Entre os exercícios aeróbicos que podem ser realizados estão natação, caminhada e corda. No entanto, é preciso ter atenção durante a busca por uma atividade, sendo indicado contar com orientação médica sempre que possível.
Os principais motivos para isso são referentes a problemas que podem ser atenuados durante a prática. Fique atento a complicações no coração e a dores nas articulações, principalmente no caso das corridas — que em geral impactam os joelhos.
Atualmente, existem diversas atividades que se enquadram na categoria, permitindo a cada pessoa que encontre a que a faça se sentir mais confortável. Com o passar do tempo, os exercícios aeróbicos tendem ainda a melhorar o nível do colesterol e a qualidade do sono, contribuindo, assim, para uma vida mais saudável.
Leia também:
Qual é a importância da musculação?
A musculação vai além do estético, oferecendo benefícios que aumentam a qualidade de vida. (Fonte: Unsplash/Reprodução)
Fonte: Unsplash
Apesar de muitas pessoas relacionarem a musculação apenas com o ganho de músculos, os benefícios desse tipo de exercício vão muito além e podem ser fundamentais para o processo de emagrecimento.
Ao realizar o treino e se alimentar corretamente, o indivíduo passa a aumentar de forma gradativa a massa magra corporal, que, diferente da gordura, necessita de uma grande quantidade de energia para se manter.
Assim, o corpo passa a queimar mais calorias do que o habitual, utilizando os estoques de gordura para a produção de energia. Um dos grandes benefícios disso é que as calorias são queimadas mesmo em momentos de repouso, acelerando o processo de emagrecimento.
Os exercícios de musculação realizados são diversos e variam de acordo com o grupo muscular que será trabalhado. No entanto, alguns deles são populares e praticados pela maioria dos iniciantes. Como exemplo, temos as máquinas adutoras e abdutoras, a mesa flexora e os tradicionais abdominais.
Outro ponto interessante da musculação é que ela também gera o aumento da força e deixa os ossos mais resistentes, permitindo ao indivíduo que aumente o desempenho nos próximos treinos e evolua gradativamente.
Além disso, a musculação promove o aumento da autoestima, a melhora da postura e a geração da sensação de prazer e bem-estar, auxiliando na manutenção da saúde mental.
Afinal, qual escolher: cardio ou musculação?
Independentemente do objetivo que deseja alcançar, a prática de atividades físicas é primordial para uma vida saudável. (Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
De acordo com especialistas da área da Saúde, a melhor forma de reduzir a gordura corporal é aliar exercícios de musculação com aeróbicos. Isso porque, ambas as atividades apresentam benefícios para o corpo e, quando realizadas em conjunto, potencializam os resultados desejados.
Enquanto as atividades de cardio geram grande gasto calórico durante a prática do exercício, a musculação faz que o corpo continue gastando calorias mesmo quando estiver em repouso.
Presente em diversos casos de perda de peso acentuada, a flacidez também pode ser evitada com a junção das duas práticas. Por fortalecer as fibras musculares e tonificar a pele, a musculação evita que determinadas regiões do corpo fiquem flácidas, deixando o resultado estético ainda mais interessante.
Vale a pena lembrar que é primordial o treino ser preparado e acompanhado por um profissional competente, auxiliando o indivíduo na redução de gordura de forma saudável e progressiva. Caso seja necessário, é interessante considerar um atendimento nutricional para uma reeducação alimentar.
Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder nem uma novidade!