O uso da vacina CoronaVac, usada contra a covid-19, foi aprovado na quarta-feira (13) para crianças de 3 a 5 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os diretores do órgão foram unânimes na decisão.
A aprovação foi feita em caráter emergencial com intenção de ampliar a cobertura vacinal dessa parcela da população que só começou a receber o imunizante em janeiro deste ano. A decisão amplia a faixa etária da vacinação infantil.
A Anvisa liberou o uso da CoronaVac na vacinação de crianças entre 3 e 5 anos (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Segundo a Anvisa, em nota, o pedido de aprovação da vacina foi feito pelo Butantan no dia 11 de março. O instituto de pesquisa também enviou dados de pesquisa que confirmam a eficácia e a segurança do uso do imunizante.
Os servidores do órgão também analisaram dados do Chile e da China, países onde a CoronaVac é administrada em crianças. O uso do imunizante nesses locais trouxe benefícios sem que surgissem alertas de segurança. A dose aprovada é a mesma já utilizada em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.
"Pela totalidade das evidências, concluo que os benefícios conhecidos e potenciais da vacina CoronaVac superam seus riscos para ampliar a aplicação da vacina em crianças com 3 anos ou mais", afirma a diretora relatora, Meiruze Freitas, em nota.
Fontes