Já foram confirmados 219 casos de pacientes infectados com varíola dos macacos no Brasil — há três dias, eram 106 casos confirmados. Os dados foram divulgados pela Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e pelo Ministério da Saúde.
- Leia também: Como se prevenir da varíola de macacos?
Até o momento, São Paulo é a região com mais infectados no país e já registra 158 casos. O Rio de Janeiro segue em segundo lugar na lista e já contabiliza 34 casos de pacientes infectados. Outras infecções também aconteceram em Minas Gerais (14), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Ceará (2), Rio Grande do Norte (2), Goiás (2) e Distrito Federal (1).
O Ministério da Saúde já demonstrou interesse em comprar vacinas contra a doença.Fonte: Shutterstock
Mais de 7 mil casos
O vírus da varíola dos macacos, da família ortopoxvírus, infecta macacos e outros animais, contudo, também pode contaminar humanos. Apesar de ser comum na África Ocidental, o vírus começou a se espalhar em diversas regiões do mundo, onde é incomum encontrar infecções causadas pela doença.
Na última quinta-feira (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que já foram confirmados mais de 7 mil casos de varíola dos macacos em 60 países. Atualmente, cerca de 80% dos casos relacionados à doença estão sendo investigados na Europa — inclusive, a OMS acredita que existam mais casos que os reportados até o momento.
A transmissão da doença acontece por contato direto ou indireto com sangue, lesões na pele e fluidos corporais de animais infectados pela doença. Já em relação ao contato com humanos, a transmissão ocorre por contato com secreções, lesões de pele e fluídos — a OMS afirma que muitos casos identificados foram transmitidos por relações sexuais entre homens.
Fontes