*Este texto foi escrito com base em artigos científicos, informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Para uma melhor orientação sobre o consumo de qualquer medicamento, procure um médico ou farmacêutico.
O diabetes tem se tornado um problema recorrente em nossa sociedade. A má alimentação aliada à falta de exercícios físicos, tem tornado a população mais propensa a desenvolver a doença. Mas existe uma medicação capaz de auxiliar na prevenção e no controle do diabetes: a metformina.
O remédio é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, assim como auxiliar as células do nosso corpo a fazerem um uso mais eficaz da insulina produzida pelo próprio organismo.
Além do tratamento para diabetes tipo 2, a metformina também pode ser utilizada para outros usos terapêuticos, como por exemplo, tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
Como a metformina age no organismo?
A metformina é uma medicação que auxilia na redução da glicose circulante no sangue, e estimula um melhor uso da insulina produzida em nosso corpo pelo pâncreas.
Atividade física é uma das melhores maneiras de evitar o surgimento do diabetesFonte: Shutterstock
Essa medicação pode ser utilizada sozinha para o controle glicêmico, ou em conjunto com outras medicações que desempenhem o mesmo papel antidiabético.
A metformina é utilizada apenas no tratamento do diabetes tipo 2, pois ela não estimula a produção de insulina no organismo, apenas auxilia para que a insulina naturalmente produzida seja melhor utilizada.
Em pacientes com diabetes tipo 1, o corpo perde a capacidade de produção de insulina, o que faz com que a pessoa necessite de outros tipos de medicação e tratamentos.
A metformina também age sobre o fígado, inibindo a produção excessiva de glicose, e no intestino, diminuindo a absorção desse açúcar pelas paredes intestinais.
Esse conjunto de ações auxilia no controle do diabetes, ou mesmo na prevenção para pessoas com pré-disposição e risco aumentado para o desenvolvimento da doença.
Quando devo tomar metformina?
O diabetes é uma doença silenciosa, e muitas vezes não apresenta sintomas. Por isso é de suma importância realizar exames de rotina, ao menos uma vez ao ano.
Nas consultas de rotina, seu médico saberá lhe informar sobre suas condições de saúde, e a possível necessidade do uso da medicação para auxilio do controle, ou prevenção do diabetes tipo 2.
O diabetes pode trazer riscos a saúde, como maiores chances de infarto e desenvolvimento de problemas renaisFonte: Shutterstock
A medicação também é indicada para o tratamento de gestantes que desenvolveram diabetes gestacional. Até o momento a medicação é considerada segura, e não houve contraindicações sobre seu uso durante o aleitamento materno.
Outro uso da metformina tem sido para o tratamento da SOP, mas é uma recomendação off-label. Isso significa que a medicação auxilia no tratamento da doença, mesmo não tendo sido desenvolvido para esse fim. Mas ainda não existem comprovações definitivas sobre os reais benefícios da medicação nessa abordagem terapêutica.
Lembre-se não pratique a automedicação, sempre procure aconselhamento médico.
Quais as contraindicações da metformina?
Apesar de seguro, o uso da medicação deve observar algumas condições clínicas existentes no paciente. A Metformina não deve ser tomada por:
- Pessoas com doença renal crônica;
- Pessoas com doenças no fígado;
- Pessoas com diabetes de difícil controle;
- Pessoas em tratamento de insuficiência cardíaca, ou que tiveram infarto recentemente;
- Pessoas que passarão por procedimentos cirúrgicos;
- Alcoolistas;
- Pessoas com problemas respiratórios.
Quais os efeitos colaterais?
O tratamento com metformina pode apresentar alguns efeitos colaterais, entre eles:
- Diminuição do apetite;
- Dores de estômago;
- Diarreia;
- Gosto metálico na boca;
- Náusea.
A metformina por si só não induz a hipoglicemia, mas caso seja tomada em conjunto com outras medicações, pode induzir ao quadro.
Metformina emagrece?
Algumas pessoas têm utilizado essa medicação para o emagrecimento. Apesar de haver indícios de que haja de fato uma perda de peso nos pacientes que realizam tratamento com o remédio, os especialistas dizem que outros fatores têm maior influência no emagrecimento.
Estudos apontaram que a metformina poderia auxiliar na perda de peso devido a alteração que a medicação causa no intestino para a absorção de açúcar, em conjunto com os efeitos colaterais de diarreia e perda de apetite. Mas a perda de peso não é significativa e não se mantém após o corpo se habituar ao uso da medicação.
Pessoas em tratamento contra diabetes são estimuladas a realizarem uma mudança de hábitos, como a melhora da alimentação e a prática de exercícios físicos, e essas mudanças promovem uma perda de peso mais saudável, de forma gradual e com resultados por mais tempo.
Ao invés de proporcionar o milagre do emagrecimento, o uso indiscriminado da metformina pode trazer graves riscos de saúde. A melhor forma de perder peso é através de hábitos de alimentação saudável, e prática regular de exercícios físicos.
Fontes