O mapa mental e o mapa conceitual surgiram há muitos anos na intenção de ajudar estudantes a memorizar os conteúdos explorados. Apesar de terem o mesmo intuito e a mesma efetividade, há características que os diferenciam.
Para que você os conheça mais e aprenda a aplicar ambas as técnicas em seu dia a dia, preparamos uma matéria completa com as principais informações a respeito deles.
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Mapa mental e conceitual: quais são as principais diferenças?
Mapas mentais e conceituais podem ser grandes aliados na dificuldade de aprendizagem. (Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
As principais diferenças entre os dois tipos de mapa estão na forma de organização do conhecimento. No mapa mental, é preciso focar as palavras-chave de determinado tema, colocando-as em uma sequência lógica que faz que o conteúdo possa ser memorizado.
- Veja também: Programas para fazer mapa mental
Como exemplo, se em uma prova de História o estudante precisa entender o descobrimento do Brasil, é possível elencar termos como "Brasil", "1500", "Portugueses", "Pedro Álvares Cabral" e assim por diante. Todos os tópicos são organizados por ordem de acontecimento, ligando-se uns aos outros por setas que podem se dividir em subtópicos para discutir outros temas. Desse modo, ao construir e olhar para o mapa mental, um estudante pode conseguir memorizar toda a história envolvida, passando pelos fatos que ligam uma palavra à outra.
Em contrapartida, o mapa conceitual propõe uma forma alternativa de estudo. Nele, conceitos de determinado tema são organizados em uma espécie de diagrama, no qual as caixas têm definições de conceitos e ideias, enquanto as linhas que os ligam contêm frases que ajudam a entender as conexões entre eles.
Para ficar mais fácil entender, tendo como exemplo o tema Revolução Francesa, um aluno pode colocar em um dos campos "Burguesia" e em outro "Classe trabalhadora", com linhas que derivam dos dois e direcionam para o campo "Conflito". Todos os campos podem dar lugar a outros tópicos, que explicam cada um dos conceitos trabalhados.
Em um resumo simples, pode-se dizer que os mapas mentais têm como foco a memorização, enquanto os conceituas visam a determinado tema.
Como fazer um mapa mental e conceitual?
Canva e MindMaster são alguns dos softwares que podem ser utilizados para a construção de mapas. (Fonte: iStock/Reprodução)Fonte: iStock
Fazer um mapa mental ou conceitual não é uma tarefa difícil, sendo possível construir sua base com papel e caneta ou utilizando softwares disponíveis na internet. Especialistas da área da Educação afirmam que a efetividade da técnica pode ser ainda maior na forma manual, uma vez que escrever ajuda na fixação do conteúdo.
Para construí-los, é recomendado utilizar diferentes cores para destacar conceitos e suas definições. Em ambos os casos, é importante fazer uso da criatividade para que a aprendizagem fique ainda dinâmica.
Mapa mental
Mapa mental deve levar em consideração as palavras-chave do tema. (Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte: Freepik
Se você deseja construir um mapa mental, utilize as seguintes instruções:
- Defina o tema que será explorado e o centralize na página.
- Puxe algumas setas para diferentes posições e elenque os principais tópicos que devem ser memorizados.
- Insira novas setas e escreva palavras-chave relacionadas ao tema.
- Continue realizando o procedimento até que todo o conteúdo a ser aprendido esteja no papel.
- Adicione uma ordem numérica para a sequência dos acontecimentos ou fatos a serem lembrados.
- Retome o conteúdo explorado e se certifique de que nenhuma informação tenha deixado de ser adicionada.
Mapa conceitual
Conceitos e definições devem ser trabalhados para aprofundamento do tema. (Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte: Freepik
Para dar forma ao mapa conceitual, siga os passos abaixo:
- Desenhe algumas formas, como quadrados ou retângulos, no topo da página para começar a criar um diagrama.
- Insira em um dos formatos o conceito a ser explorado pelo mapa, como a palavra "Diabetes".
- Puxe uma seta e crie um novo desenho, colocando em seu interior a definição do termo. Seguindo o exemplo acima, um estudante poderia escrever "Doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue".
- Adicione novas linhas para criar subtópicos. Nesse caso, poderiam ser "Diabetes tipo 1" e "Diabetes tipo 2".
- Puxe novas linhas para dar as definições das novas palavras, até que todo o conteúdo seja explorado.
- Leia o mapa e se certifique de que não se esqueceu de nada.
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Fontes