Pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) e do Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um kit de diagnóstico de covid-19 que custa R$ 30 e oferece resultado em menos de meia hora. Os acadêmicos pretendem enviar a novidade ao SUS para distribuição e buscam parceiros para fabricação em massa.
Apelidado de Lamp-COVID-19, o produto amplifica o genoma do vírus e usa amostras de saliva e secreção nasal para informar o resultado com cores — vermelho para negativo; amarelo para positivo. Testes foram realizados em 60 pacientes e o projeto foi 100% eficaz quando comparado ao PCR tradicional, que é mais caro.
O desenvolvimento foi liderado pelas professoras e pesquisadoras Mônica Lomeli e Fabiana Ávila Carneiro, ambas da UFRJ, com cinco alunos. O grupo também fundou a startup Osiris Life Sciences, que criou a proteína reagente do projeto.
Exemplos de testes realizados em pacientesFonte: Divulgação/UFRJ
Um teste mais acessível
O Lamp-COVID-19 pode ser utilizado em locais com pouca infraestrutura, pois identifica fragmentos de RNA usando um banho-maria, pipetas e tubos de ensaio. Além disso, o teste não é invasivo, então facilita exames em crianças, principalmente quando os pequeninos estão internados e exigem coletas constantes.
“A pessoa cospe em um tubo, de preferência em jejum. É um diagnóstico molecular, não precisa de aparelhos caros, só um banho-maria em qualquer panela com água. Esquentamos e colocamos os tubos para aquecer”, informou Mônica Lomeli.
Fontes
Categorias