O foguete Falcon 9 B1060 completou seu oitavo voo nesta quarta-feira (30) durante a missão Transporter-2. O B1060 tem a marca de uma viagem a cada um mês e meio, revelando o progresso da SpaceX para o desenvolvimento de um foguete de primeiro estágio reutilizável.
A cadência de expedições deste modelo específico do Falcon 9 está aumentando — foram cinco voos desde janeiro de 2021. O número é ainda mais impressionante quando comparamos com os orbitadores na NASA, que geralmente realizam uma ou duas missões por ano, pois necessitam de muitos reparos entre os lançamentos.
O primeiro uso deste transporte foi em junho de 2020 durante uma missão para a Força Espacial Estadunidense de instalação de satélites GPS III.
Quebra da barreira do som durante o começo da missão Transporter-2Fonte: Reprodução/ Trevor Mahlmann
A linha de foguetes Falcon 9 completou 20 missões neste ano. O fotógrafo e jornalista do portal Ars Technica, Trevor Mahlmann, registrou imagens do lançamento e pouso da missão Transporter-2, que enviou vários satélites comerciais e governamentais ao espaço. Podemos perceber como o tempo e desgaste mudou a aparência do valente B1060.
Pouso do B1060Fonte: Reprodução/Trevor Mahlmannhl
B1060 antes de seu primeiro lançamento em 2020 comparado ao atual estado do fogueteFonte: Reprodução/ Trevor Mahlmann
A Transporter-2 foi atrasada
A viagem do Falcon 9 deveria ter sido realizada nesta terça-feira (29), porém foi cancelada durante a contagem regressiva. Um avião entrou na zona de exclusão definida pela Administração Federal de Aviação dos EUA, prejudicando o lançamento. Após o ocorrido, o fundador e CEO da Space X, Elon Musk, publicou um Tweet criticando as regulamentações do órgão estadunidense.
Unfortunately, launch is called off for today, as an aircraft entered the “keep out zone”, which is unreasonably gigantic.
— Elon Musk (@elonmusk) June 29, 2021
There is simply no way that humanity can become a spacefaring civilization without major regulatory reform. The current regulatory system is broken.
"Simplesmente não há como a humanidade se tornar uma civilização espacial sem uma reforma regulatória", reclamou o empresário. "O sistema regulatório atual está quebrado", concluiu.
Você pode assistir à transmissão completa da missão no vídeo abaixo.
Fontes
Categorias