A aviadora americana Wally Funk será uma das tripulantes da New Shepard no primeiro voo espacial tripulado da Blue Origin, programado para o dia 20 de julho. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º) pelo CEO da empresa, o empresário Jeff Bezos, que também participará da missão.
“Bem-vinda à tripulação, Wally. Estamos entusiasmados por ter você voando conosco dia 20 de julho, como nossa convidada de honra”, escreveu o fundador da Amazon em seu perfil no Instagram. Além dos dois, a viagem terá Mark Bezos, o irmão do bilionário, e o vencedor de um leilão que pagou US$ 28 milhões pelo assento.
O lançamento da Blue Origin acontecerá no dia do 52º aniversário do pouso na Lua, realizado pela missão Apollo, em 1969. Decolando do Texas (Estados Unidos), a espaçonave levará os quatro passageiros até a Linha de Kárman, que marca o limite entre a Terra e o espaço, a cerca de 100 km acima do nível do mar.
Durante alguns minutos, os turistas espaciais flutuarão na borda do espaço, aproveitando uma vista privilegiada da curvatura do planeta. Após a experiência no ambiente sem gravidade, a New Shepard volta à superfície, com o auxílio de um paraquedas, pousando próximo à região do lançamento.
“Mercury 13”
Atualmente com 82 anos de idade, Mary Wallace “Wally” Funk é uma das mulheres pioneiras no setor aeroespacial. Na década de 1960, ela integrou o Programa Mulher no Espaço, que treinou 13 candidatas a astronautas.
Conhecido como “Mercury 13”, o projeto preparou um grupo de mulheres para participar de missões espaciais da NASA. No entanto, Funk nunca havia tido a chance de viajar ao espaço, mesmo se candidatando em várias oportunidades, e o desejo que será realizado agora, após o convite de Bezos para participar deste lançamento.
Wally Funk se tornou a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e também estará na missão da Virgin Galactic, outra empresa do ramo de turismo espacial.
Fontes
Categorias