A Administração Espacial Nacional da China divulgou neste domingo (27) um vídeo revelando a chegada do rover Zhurong na superfície de Marte. No vídeo, é possível ouvir aos sons causados pelo atrito das rodas do rover com a plataforma de pouso e com o solo do planeta. Zhurong faz parte do projeto Tianwen-1, a primeira missão interplanetária independente do país.
As aventuras de Zhurong
Após ser lançado de um orbitador da missão Tianwen-1, o valente rover começou a explorar a bacia de impacto Utopia Plain, o mesmo lugar de pouso do Viking-2 da NASA em 1976. O objetivo deste rapazinho é trazer informações sobre a geologia, topografia, clima e potenciais depósitos de água do planeta vermelho.
O rover pousou no dia 14 maio deste ano e percorreu 236 metros da superfície marciana. Segundo a Administração Espacial Nacional da China, sua missão será de no mínimo três meses. Mas, pode permanecer no planeta por muito mais tempo, como a sonda Oportunity da NASA que trabalhou por 15 anos.
Huge Zhurong update: Here's full footage of the Zhurong rover's EDL, showing parachute deployment, backshell separation, and landing, including very cool hover during hazard avoidance phase. [CNSA/PEC] pic.twitter.com/iWUXrFKf40
— Andrew Jones (@AJ_FI) June 27, 2021
"Com os dados divulgados desta vez, incluindo os áudios de quando o rover saiu da plataforma de pouso, nós podemos conduzir uma análise profunda sobre as condições e ambientes marcianos como, por exemplo, a densidade da atmosfera", afirmou Liu Jizhong, comandante do programa Tianwen-1, em uma entrevista à mídia chinesa.
Fontes
Categorias