Nesta terça-feira (4), a empresa de exploração espacial SpaceX lançou ao espaço mais 60 satélites do projeto Starlink. A decolagem do foguete aconteceu às 16 horas e 1 minuto (horário de Brasília) de uma base de lançamentos no Cabo Canaveral, na Flórida.
Essa já é a décima missão da companhia em 2021 e, com o novo lançamento, a companhia soma 420 novos satélites no espaço desde março de 2021. O momento em que a carga é desacoplada foi registrada na conta oficial da SpaceX no Twitter.
O foguete utilizado foi um Falcon 9 que já havia participado de oito lançamentos anteriores — reforçando uma das principais características da SpaceX de reaproveitar foguetes de primeiro estágio. Com isso, o Falcon 9 em questão empata em reusos com outro modelo similar.
Deployment of 60 Starlink satellites confirmed, completing SpaceX’s 10th Starlink mission this year pic.twitter.com/hbL8UV15hk
— SpaceX (@SpaceX) May 4, 2021
Além da novidade, a companhia chefiada por Elon Musk ainda confirmou que a Starlink já acumula mais de 500 mil pré-reservas de usuários, operadoras e empresas interessadas em utilizar a constelação, que pode levar sinal de internet para localidades variadas do mundo, inclusive regiões remotas. O cadastro é pago e, ao menos para o Brasil, custa US$ 99.
Fontes
Categorias