Uma cena mostrada no filme O Ditador (2012), estrelado pelo ator Sacha Baron Cohen, serviu de inspiração para a SpaceX modificar o design da nave Starship, com a qual a empresa quer levar a humanidade à Lua e Marte. A revelação foi feita por Elon Musk na última quinta-feira (11), durante participação no podcast The Joe Rogan Experience.
No programa comandado pelo ator e comediante Joe Rogan, o bilionário comentava sobre o progresso no desenvolvimento dos protótipos da Starship e as mudanças pelas quais o projeto tem passado. Neste momento, ele citou a cena em que o general-almirante Shabazz Aladeen (Cohen) avalia os foguetes criados por seus engenheiros.
Insatisfeito com o design de um deles, o líder da fictícia nação de Wadhiya reclama sobre um dos mísseis ser muito redondo no topo e exige mudanças, fazendo-o se tornar “mais pontudo”. E foi esse discurso que Musk usou de inspiração para modificar o visual da espaçonave construída por sua empresa.
Protótipos da Starship prontos para a realização de testes.Fonte: Flickr/SpaceX
Questionado pelo apresentador se realmente pediu aos seus engenheiros para deixar a Starship mais pontuda, ele não titubeou: “Sim. E eles sabem disso”, confirmou em meio a risadas. “Não é como se eles estivessem inconscientes disso. Achei que seria engraçado torná-la mais pontuda, então fizemos”, continuou, explicando ainda que a mudança foi feita mesmo sem trazer nenhuma vantagem aerodinâmica.
Voo orbital
Na conversa que durou mais de 3 horas, Musk também revelou planos de colocar um dos protótipos da espaçonave para voar até a órbita terrestre ainda em 2021 (por enquanto, eles só realizaram voos mais curtos).
Vale lembrar que nos dois testes mais recentes, as versões conceituais intituladas SN8 e SN9 tiveram problemas e acabaram explodindo, mas o modelo SN10 já está pronto para ser testado.
Ele comentou ainda que acredita ser possível colocar a versão final da espaçonave para voar regularmente a partir de 2023.
Categorias