A vacinação contra a covid-19 no Brasil deve começar no próximo dia 20, de acordo com prefeitos que participaram da reunião com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, nesta quinta-feira (14), para discutir o programa nacional de imunização. Os anúncios foram divulgados pelas redes sociais.
Um dos administradores municipais que deu detalhes a respeito do encontro com Pazuello foi o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (DEM). Em uma das várias postagens sobre o assunto, feitas por meio do seu perfil oficial no Twitter, ele escreveu: “Início previsto da vacinação é quarta, dia 20, 10h em todo o território nacional”.
Na sequência de tweets, Loureiro revelou ainda que o Ministério da Saúde irá disponibilizar um total de 8 milhões de doses do imunizante contra o novo coronavírus até o final de janeiro. Serão 6 milhões da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, e 2 milhões da vacina de Oxford/AstraZeneca, fabricada no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Eduardo Pazuello se reuniu com mais de 130 prefeitos de todo o país.Fonte: Twitter/Ministério da Saúde
O prefeito contou ainda que o planejamento do governo federal prevê a imunização iniciando com os profissionais da saúde, idosos que residem em asilos e indígenas, seguidos pelos idosos acima de 75 anos.
Mais confirmações
As prefeituras de Cuiabá (MT), Campinas (SP) e Maringá (PR) também confirmaram a data de início da vacinação no Brasil para o dia 20 de janeiro, após a reunião com o ministro da Saúde, assim como a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Conforme a FNP, o número de doses disponibilizadas pelo órgão deve chegar a 30 milhões em fevereiro e subir para 80 milhões em abril. A entidade revelou ainda que a maior parte dos municípios já possui quantidades suficientes de seringas e agulhas para imunizar a população.
É importante ressaltar que o Ministério da Saúde ainda não divulgou nenhuma confirmação oficial sobre a data de início da vacinação, até o momento.
Fontes
Categorias