Se você curte astronomia e não tem planos de viver até 2080 (ou mesmo até o ano 2.400), o entardecer de 21 de dezembro é então sua única oportunidade de ver um alinhamento raro entre Saturno e Júpiter – a última vez em que ele aconteceu dessa forma, nosso planeta atravessava a Idade Média.
Se você gosta de astronomia, o evento é como um presente de Natalantecipado do Universo. E se comprar um telescópio está nos seus planos há algum tempo, talvez essa Black Friday seja uma boa oportunidade.
A última vez em que ocorreu foi um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226
“Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante incomuns, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas esta conjunção é excepcionalmente rara por causa de quão próximos os planetas parecerão um do outro. A última vez em que ela ocorreu foi um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226, quando os astrônomos puderam ver um alinhamento entre esses dois planetas bem visíveis no céu noturno”, disse o astrônomo e físico Patrick Hartigan, da Universidade Rice.
O fenômeno vai poder ser visto pelo planeta inteiro, mas o norte e nordeste do Brasil serão locais privilegiados (os melhores lugares serão aqueles próximos à linha do equador).
Uma simulação usando imagens reais do como aparecerá no céu a conjunção de Júpiter e Saturno, vista por um telescópio, em 21 de dezembro.Fonte: Rice University/Patrick Hartigan/Divulgação
Só em 2400
Segundo Hartigan, “a noite de maior aproximação será a de 21 de dezembro, quando Júpiter e Saturno parecerão um sistema planetário duplo, separados por apenas 1/5 do diâmetro da Lua cheia. Para a maioria dos observadores com um telescópio, cada planeta e mais várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de visão nessa noite”.
O espetáculo vai se desenrolar entre os dias 16 a 25 de dezembro, se apresentando cerca de uma hora depois que o sol se por, logo acima do horizonte. “Quanto mais ao norte o espectador estiver, menos tempo a conjunção estará visível antes que Saturno e Júpiter sumam no horizonte.”
Segundo o astrônomo, “aqueles que preferem esperar para ver a aproximação entre os dois planetas bem alta no céu noturno precisarão ficar por aqui até 15 de março de 2080”. Depois disso, só em 2400.
Fontes
Categorias