Após três tentativas frustradas, a SpaceX conseguiu, nesta terça-feira (6), lançar o foguete Falcon 9 com 60 satélites Starlink, o 13º lote de sua já mundialmente conhecida constelação, que será utilizada no fornecimento de acesso à internet em banda larga para todo o planeta.
O lançamento ocorreu na plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, às 8 horas da manhã (9h em Brasília), sendo considerado como um dos lançamentos mais perfeitos realizados no local. O fotógrafo do site Ars Technica, Trevor Mahlmann, registrou as belas imagens ocorridas ao nascer do sol.
Fonte: Trevor Mahlmann/Ars Tecnica/ReproduçãoFonte: Trevor Mahlmann/Ars Tecnica
A primeira tentativa de lançamento do Falcon 9 ocorreu em 28 de setembro, mas foi abortada devido à formação de nuvens espessas sobre o centro espacial. Outra tentativa, em 1º de outubro, também teve a contagem regressiva interrompida por um problema no sistema de solo. Finalmente, na última segunda-feira (5), o mau tempo adiou mais uma vez o evento.
Com a atual missão, a SpaceX completa 775 satélites Starlink em órbita, embora a maioria dos 60 protótipos originais já tenha sido retirada. A SpaceX chega, portanto, à metade dos 1.584 necessários para a prometida cobertura global na primeira fase do serviços de acesso rápido à internet pela constelação de Elon Musk.
Os 60 satélite já foram implantados conforme tuíte da SpaceX.
Deployment of 60 Starlink satellites confirmed pic.twitter.com/x83OvjB4Pa
— SpaceX (@SpaceX) October 6, 2020
Fontes
Categorias