A NASA publicou em seu blog, nesta terça-feira (29), mais notícias sobre o pequeno vazamento de ar na Estação Espacial Internacional (International Space Station — ISS). Após o rastreamento, os investigadores acreditam que, por ironia, o vazamento está localizado exatamente onde os astronautas se isolaram: no Módulo de Serviço Zvezda, considerado o coração da parte russa da estação.
O vazamento não apenas se encontra no mesmo local onde os tripulantes estão, mas, conforme a atualização de hoje, “parece crescer em tamanho”, embora não represente nenhuma ameaça imediata para a equipe. Conforme a NASA, o vazamento representa “apenas um pequeno desvio na agenda da tripulação".
Both Moscow and Houston Mission Control Centers have been tracking a tiny air leak for several months. A few weeks ago our crew isolated in the Russian segment of @Space_Station and closed as many hatches as possible in order to identify the location of the leak. pic.twitter.com/euJfQ6wuvF
— Chris Cassidy (@Astro_SEAL) September 24, 2020
O desvio incluiu um alerta feito ontem à noite para os astronautas a bordo do laboratório em órbita. Chris Cassidy da NASA e os russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, munidos de detectores de vazamento ultrassônicos, coletaram dados em todo o segmento russo da estação — em complemento ao que já havia sido feito no lado americano, segundo as autoridades da NASA.
A agência russa Roscosmos também fez uma publicação via Twitter na manhã desta terça-feira (29) e ratificou que os astronautas Cassidy, Ivanishin e Vagner permanecem seguros. Segundo os russos, o vazamento está causando uma redução da pressão atmosférica da ordem de 1 milímetro a cada 8 horas.
After a thorough analysis and search of the air leak at the International Space Station, the leak was located in the Zvezda Service Module containing scientific equipment.
— ????????? (@roscosmos) September 29, 2020
The leak is localized in the working compartment of the service module. pic.twitter.com/CUJLuocBDa
A Estação Espacial Internacional não é completamente hermética. O complexo orbital perde constantemente pequenas quantidades de gás para o espaço e é continuamente repressurizado através de tanques de nitrogênio trazidos pelas naves espaciais de carga que chegam à estação.
Agora, é necessário arrumar a casa, pois há diversos eventos a caminho. A astronauta da NASA Kate Rubins e os cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov serão lançados à estação a bordo de uma nave Soyuz em 14 de outubro. Além disso, mais 4 tripulantes chegarão a uma visita a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX, no dia 31 de outubro.
Em outubro, Cassidy, Ivanishin e Vagner voltam à Terra, após 6 meses na ISS.
Categorias