Nesta sexta-feira (07), a SpaceX vai lançar mais 57 satélites Starlink. Essa será 11ª missão de lançamento desses satélites que formarão a constelação Starlink, um projeto que visa fornecer sinal de internet banda larga para todo o globo terrestre, principalmente para as regiões mais necessitadas.
A missão desta sexta será a oitava somente este ano, e a decolagem será feita a partir Complexo de Lançamento 39A, no Kennedy Space Center da NASA, no estado da Flórida.
Fonte: Pixabay/ReproduçãoFonte: Pixabay
Logo após a decolagem, a SpaceX tentará aproveitar o primeiro estágio do foguete Falcon 9, responsável pelo lançamento. O pouso do foguete deverá ocorrer no mar, em um navio estrategicamente posicionado.
Este, aliás, será o quinto voo do Falcon 9, que já lançou a missão Demo-1, em 2019 (que enviou uma cápsula Crew Dragon desaparafusada para a Estação Espacial Internacional), um trio de satélites de observação da Terra pra o Canadá e duas outras missões Starlink no início deste ano.
O projeto Starlink foi criticado por astrônomos que defendem a “escuridão intocável” do céu, uma vez que seus satélites são muito brilhantes, especialmente após a decolagem. A companhia, no entanto, está de esforçando para reduzir esse brilho.
Além dos satélites Starlink, a missão de sexta ainda vai enviar dois satélites BlackSky para a órbita, que faz parte de um acordo de compartilhamento de viagens com a Spaceflight Inc.
Assista ao vivo
O lançamento será na sexta-feira (05), e está marcado para as 02:12hs (madrugada no Brasil, pelo horário de Brasília), mas a transmissão deve começar uns 15 minutos antes.
Fontes
Categorias