A disseminação do coronavírus de Wuhan já começou a impactar o mercado de games. A mais recente baixa parece ser os lançamentos do PS5 e do Xbox Series X. O alerta apareceu através de uma notificação enviada a investidores pelo banco de investimentos Jefferies Group, sobre como o avanço do coronavírus na China pode afetar a chegada ao mercado de hardwares e softwares.
Segundo o comunicado, "se a suspensão de atividades das empresas excederem um mês ou mais, o lançamento dos games e consoles poderão sofrer problemas de fornecimento, inclusive em relação aos lançamentos planejados para o o segundo trimestre de 2020”.
Além do hardware, uma boa parte do trabalho de criação dos softwares (segundo avaliação do Jefferies Group, algo em torno de 30% a 50%) é feito por empresas chinesas, principalmente texturas de alta resolução e modelos de objetos 3D.
"96% of video game consoles imported into the U.S. in 2018 were produced in China. Whilst companies such as Nintendo have moved some manufacturing abroad, China still accounts for the majority.” @ZhugeEX https://t.co/oMGKTNbj2y
— Ryan Browne (@Ryan_Browne_) February 6, 2020
Crise afeta mercado de consoles e de jogos
Uma das primeiras a dar o sinal de que o setor de games seria afetado pelo coronavírus de Wuhan foi a Nintendo, que adiou indefinidamente, no Japão a pré-venda da edição especial do Nintendo Switch com tema Animal Crossing. A Private Division, empresa responsável pelo port de The Outer Worlds (o estúdio encarregado é o chinês Virtuos, temporariamente fechado), já avisou que o lançamento não tem data para acontecer.
We’re delaying @OuterWorlds on Nintendo Switch due to the coronavirus impacting the Virtuos team working on the port, to provide them enough time to finish development. We’ll now be releasing the physical version on cartridge. Once we have a new launch date, we’ll let you know!
— Private Division (@PrivateDivision) February 6, 2020
Para o analista sênior da consultoria de mercado Niko Partners Daniel Ahmad, a crise sanitária que se alastra pelos países asiáticos pode afeta todos os mercados, inclusive os EUA, mesmo com a disputa comercial entre chineses e americanos.
“A China é importante para a fabricação de alguns equipamentos de jogos, telefones e outros componentes, e acreditamos que toda a cadeia de suprimentos de produtos manufaturados será afetada até mais do que apenas o segmento de games”, disse ele à CNBC.
Categorias