A empresa privada da exploração espacial SpaceX realizou neste domingo (19) um bem sucedido teste do sistema de segurança do foguete que pode levar astronautas humanos ao espaço.
O lançamento, na verdade, era uma prova do sistema de desacoplagem da cápsula Crew Dragon. Simulando uma situação de emergência logo após a decolagem, o teste para abortar a missão comprovou que, em casos reais, astronautas conseguem escapar com segurança e causando danos mínimos nas estruturas.
Esse é um dos últimos pré-requisitos para que a empresa de Elon Musk comece a realizar missões tripuladas para a Estação Espacial Internacional, por exemplo, em contratos já fechados com a NASA para 2020, mas ainda sem data certa para acontecer. Neste caso, dois bonecos foram os passageiros.
Crew Dragon separating from Falcon 9 during today’s test, which verified the spacecraft’s ability to carry astronauts to safety in the unlikely event of an emergency on ascent pic.twitter.com/rxUDPFD0v5
— SpaceX (@SpaceX) January 19, 2020
Durante o teste, o foguete Falcon 9 foi lançado do Kennedy Space Center, na Flórida, e após 80 segundos, a Crew Dragon se desacoplou sozinha, usou os motores para se direcionar e pousou com segurança (e com o auxílio de um paraquedas) no oceano. Já o foguete, como esperado, foi o mais prejudicado pela mudança brusca e acabou explodindo no ar — assim como o esperado.
Fontes
Categorias