A Agência Espacial Europeia (ESA) está fazendo os últimos preparativos para o lançamento do seu primeiro satélite para estudar exoplanetas além do Sistema Solar. Chamada de Satélite de Caracterização de Exoplanetas (Cheops), a sonda vai ao espaço em 17 de dezembro, após adiamentos nas tentativas anteriores de iniciar a missão, que ocorreram em outubro e novembro.
O lançamento acontecerá na Guiana Francesa a partir das 5h30, pelo horário de Brasília. Os aficionados por espaço poderão acompanhar todo o processo ao vivo por meio do site da ESA. A instituição também fará uma cobertura do evento por meio do perfil oficial do Cheops no Twitter e na hashtag #cheops.
Estudando exoplanetas
Segundo explica a ESA, o Cheops tem uma finalidade diferente de missões como a Kepler, da Nasa, e não visa descobrir novos exoplanetas. O objetivo dos cientistas é estudar e mapear com detalhes os corpos celestes já encontrados e que tem semelhanças com a Terra. A agência considera o satélite um primeiro passo para a expansão da Europa na exploração espacial além do Sistema Solar.
"A missão prepara o caminho para a próxima geração de satélites de exoplanetas da ESA - Plato e Ariel - planeados para a próxima década", explica a Agência Espacial Europeia, em seu site. Apesar do otimismo e planejamento, ainda existe muito caminho para ser percorrido pelo Cheops.
O satélite para estudar exoplanetas será lançado em um foguete Soyuz-Fregat, acompanhado de outras sondas europeias. Ao chegar no espaço, o Cheops viajará durante meses e só começará a trabalhar de verdade depois de abril do ano que vem, quando vai analisar estrelas orbitando exoplanetas para coletar dados de densidade, visando auxiliar estudos fututos da ESA.
Fontes
Categorias