Originalmente marcado para acontecer na semana passada, a SpaceX lançou, nesta quinta-feira (22), um foguete Falcon 9 com dois satélites que são parte do programa da empresa para criar uma rede de internet espacial. Ele também colocou em órbita o PAZ, um sistema de radar que será utilizado pelo governo da Espanha.
Os equipamentos, chamados de Microsat-2a e Microsat-2b, são o primeiro passo em um plano extremamente ambicioso da empresa de Elon Musk para garantir que todo o nosso planeta tenha cobertura de internet. Para isso, ele pretende lançar mais 12 mil sondas durante os próximos anos.
Today’s Falcon launch carries 2 SpaceX test satellites for global broadband. If successful, Starlink constellation will serve least served.
— Elon Musk (@elonmusk) 21 de fevereiro de 2018
Batizado de Starlink, o projeto de internet global pode ser uma fonte de renda muito importante no futuro da empresa. A expectativa de Elon Musk é que eles tenham 40 milhões de assinantes do serviço até 2025, o que pode gerar uma arrecadação adicional de U$ 30 bilhões.
O lançamento foi feito na Base da Força Aérea de Vanderberg, no estado norte-americano da Califórnia, e já havia sido adiado porque a tripulação precisava de mais tempo para realizar os ajustes finais.
Fontes