A Google anunciou nesta sexta-feira (12) o lançamento do YouTube Gaming: um canal dedicado a fazer a curadoria de conteúdos relacionados a jogos eletrônicos. Além de um site dedicado, a novidade vai ganhar um aplicativo próprio disponível para plataformas cujo lançamento deve acontecer até o mês de setembro.
O YouTube Gaming vai funcionar como uma espécie de “portal” a partir do qual você pode adicionar canais à sua coleção — uma assinatura complementar também pode ser feita para aqueles que você deseja obter notificações. A novidade é feito a partir de filtros que eliminam qualquer conteúdo não relacionado a games dos resultados de buscas feitas através do sistema.
Segundo Alan Joyece, gerente de produto envolvido na iniciativa, mais de 25 mil games devem apresentar páginas dedicadas no novo sistema. Com isso, a Google procura facilitar o acesso tanto a conteúdos envolvendo lançamentos recentes quanto a nomes que podem estar um pouco mais distantes nos holofotes.
Novas ferramentas de produção
A empresa também promete oferecer novas ferramentas a produtores de conteúdo, incluindo um sistema que converte automaticamente transmissões ao vivo em vídeos do YouTube. Além disso, a promessa é que não vai ser mais preciso marcar um horário antecipado para conseugir realizar gameplays.
O YouTube Gaming é uma resposta clara ao Twitch, sistema que atualmente é quase sinônimo de transmissões relacionadas a games e gera 100 milhões de visualizações mensais. Para tentar combater esse concorrente, a Google promete continuar investindo em tecnologias que reduzem latência e em ferramentas que tornem ainda mais simples o processo de transmitir jogos por sua plataforma.
Categorias